Um estudo simbólico e mítico do tema da afetividade na obra Controle de Natália Polesso na perspectiva da Antropologia do Imaginário
Mots-clés :
Literatura contemporânea; Homoafetividade; Antropologia do Imaginário; Símbolo; Mito.Résumé
Este trabalho analisa os símbolos e os traços míticos relacionados ao tema da homoafetividade no romance Controle da escritora Natália Polesso (2019), utilizando como arcabouço teórico a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (2012). A metodologia utilizada para esse estudo foi a mitocrítca de Durand (2012), que estuda o mito diretivo de uma obra. Portanto, esse texto detectou a predominância dos símbolos da intimidade relacionados ao tema da homoafetividade, a saber: o fone de ouvido, a música, a casa e o quarto. A combinação desses elementos configurou traços do mito de Orfeu e Eurídice e do mito de Pandora.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).