As interações interespecíficas no filme O pagador de promessas
Résumé
Este trabalho é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “O Discurso de Intolerância Religiosa no filme ‘O pagador de promessas’ sob a perspectiva da Análise do Discurso Ecológica. A pesquisa se debruça sobre as interações interespecíficas desarmônicas que são resultantes da intolerância religiosa no filme. O filme “O pagador de promessas” que retrata a história de Zé do Burro como um homem simples que faz uma promessa a Santa Barbara de carregar uma cruz tão pesada quanto a de Jesus se a santa curar seu burro de estimação. Desse modo, o objetivo geral da presente pesquisa é o de demonstrar como a intolerância religiosa conduz ao sofrimento em seus âmbitos natural, mental e social e como o filme é representativo em relação a isso.
Téléchargements
Références
COUTO, H. H. do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
______ (org.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016.
COUTO, H. H. do; COUTO, E. K. N. N. do; BORGES, L. A. de O. Análise do Discurso ecológica ”“ (ADE). Campinas: Pontes Editores, 2015. (Coleção Linguagem e Sociedade, v. 9).
JENSEN, Tina Gudrun. Discursos sobre as religiões afro-brasileiras: da desafricanização para a reafricanização. REVER ”“ Revista de Estudos da Religião. n. 1, p. 1-21, 2001.
MACHADO e SILVA, Lais Carolina. O discurso político de Marina Silva sob a perspectiva da análise do discurso ecológica. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).