Towards an ecologically informed methodology for the study of language

Autores

  • Mark Garner University of Roehampton

Resumo

Discussões sobre uma abordagem ecológica da linguagem na literatura acadêmica são amplamente conceituais: elas estão preocupadas com o desenvolvimento de uma estrutura teórica abrangente. Pouca atenção tem sido dada até agora às implicações de uma perspectiva ecológica na metodologia linguística. Esse é o foco deste artigo, que delineia amplamente as características de uma metodologia de base ecológica (MBE), com o objetivo de estimular o trabalho sistemático de campo. Um método analítico apropriado é essencial para que a linguística se torne uma disciplina científica genuinamente ecológica. A metodologia necessitará de uma recontextualização radical dos métodos linguísticos tradicionais. Desde o trabalho seminal de Saussure, a disciplina procedeu em grande parte definindo estritamente o objeto de estudo como uma entidade independente, removendo todos os fatores não linguísticos “estranhos”. A linguagem é dividida em suas menores partes constituintes e as regras para combiná-las são descritas. Essa abordagem metodológica não é inerentemente falha, mas as análises e descobertas extraídas são tipicamente tão restritas conceitualmente que são fundamentalmente enganosas. Por outro lado, uma MBE abordará a linguagem como um todo complexo, indissociável de seu uso na comunicação e do contexto em que ocorre. Dentro de uma estrutura ecológica, a linguagem faz parte do complexo da socialidade humana: é um processo comunicativo dinâmico, indivisível do ambiente físico, pessoal e cultural mais amplo em que está sendo usada. Falar e ouvir, escrever e ler não são atividades de indivíduos isolados, mas processos que se definem mutuamente. Essa abordagem é fundamental para várias formas de análise do discurso – conversação, narrativa e análise pragmática, para citar algumas – que se desenvolveram nas últimas décadas. Essas abordagens de análise têm muito a contribuir para o desenvolvimento de uma MBE. Qualquer que seja a forma sistemática que eventualmente assuma, a análise de base ecológica incluirá a seleção de algumas das vastas informações relevantes para cada instância da linguagem em uso, explicando as razões para essa seleção específica e indicando os principais elementos que foram omitidos da análise. O artigo não procura apresentar os detalhes de uma MBE, mas ajudar a estabelecer um contexto dentro do qual eles possam ser firmemente estabelecidos no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mark Garner, University of Roehampton

Tem uma vasta experiência docente e em pesquisas sobre ensino de línguas. Publicou diversos artigos em muitas revistas internacionais, além de organizar diversos livros na área de linguística aplicada. É coautor do primeiro livro sobre os impactos de testes em línguas nacionais, Testing Nation: The College English Test in China (Peter Lang, 2013). Dirige a série Linguística Aplicada da editora Peter Lang. Na área da ecolinguística, publicou, além de artigos, o livro Language: An ecological view (Peter Lang, 2004), no qual defende o uso de conceitos ecológicos nos estudos da linguagem não como meras metáforas, além de ter tocado na questão da metodologia. É diretor do Whitelands College da University of Roehampton. Atualmente é diretor do Centre for Language Assessment Research (CLARe) da University of Roehampton.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Garner, M. (2022). Towards an ecologically informed methodology for the study of language. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 8(2), 23–35. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/44291

Edição

Seção

Artigos