A linguagem da cerimônia betungkal: uma abordagem ecológica

Autores

  • Mark Garner University of Aberdeen, United Kingdom
  • Iwan Supardi Universitas Negeri Yogyakarta

Palavras-chave:

abordagem ecológica, unção, arte ritual, betungkal.

Resumo

O discurso de rituais é provavelmente uma das manifestações mais claras e mais fundamentais da linguagem em seu ambiente ecológico. Ele simultaneamente manifesta e recria os três sistemas dinâmicos da sociabilidade ”“ comunicação, cultura e comunidade. Neste trabalho, examinamos a linguagem no betungkal, uma cerimônia tradicional de unção de Kalimantan Ocidental. A linguagem é caracterizada por padrões complexos, mostrados tanto por constante repetição como variação, e assim demonstra os processos fundamentais da previsibilidade e da criatividade com os quais todas as formas de comunicação linguística operam. É um exemplo paradigmático de como a língua é ensinada e reforçada, como discurso inserido no ambiente, a membros da comunidade de qualquer idade. Ao mesmo tempo, ela inevitavelmente ensina e reforça a identidade da comunidade e seus valores e práticas culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mark Garner, University of Aberdeen, United Kingdom

Tem vasta experiência docente e em pesquisas sobre ensino de línguas. Publicou diversos artigos em muitas revistas internacionais, além de organizar diversos livros na área de linguística aplicada. É coautor do primeiro livro sobre os impactos de testes em línguas nacionais, Testing Nation: The College English Test in China (Peter Lang, 2013). Dirige a série Linguística Aplicada da editora Peter Lang. Na área da ecolinguística, publicou, além de artigos, o livro Language: An ecological view (Peter Lang, 2004), no qual defende o uso de conceitos ecológicos nos estudos da linguagem não como meras metáforas, além de ter tocado na questão da metodologia. É diretor do Whitelands College da University of Roehampton. Atualmente é diretor do Centre for Language Assessment Research (CLARe) da University of Roehampton.

Downloads

Publicado

2016-02-17

Como Citar

Garner, M., & Supardi, I. (2016). A linguagem da cerimônia betungkal: uma abordagem ecológica. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 2(1), 05–20. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/9895

Edição

Seção

Artigos