As interações interespecíficas no filme O pagador de promessas
Resumo
Este trabalho é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “O Discurso de Intolerância Religiosa no filme ‘O pagador de promessas’ sob a perspectiva da Análise do Discurso Ecológica. A pesquisa se debruça sobre as interações interespecíficas desarmônicas que são resultantes da intolerância religiosa no filme. O filme “O pagador de promessas” que retrata a história de Zé do Burro como um homem simples que faz uma promessa a Santa Barbara de carregar uma cruz tão pesada quanto a de Jesus se a santa curar seu burro de estimação. Desse modo, o objetivo geral da presente pesquisa é o de demonstrar como a intolerância religiosa conduz ao sofrimento em seus âmbitos natural, mental e social e como o filme é representativo em relação a isso.
Downloads
Referências
COUTO, H. H. do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
______ (org.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016.
COUTO, H. H. do; COUTO, E. K. N. N. do; BORGES, L. A. de O. Análise do Discurso ecológica ”“ (ADE). Campinas: Pontes Editores, 2015. (Coleção Linguagem e Sociedade, v. 9).
JENSEN, Tina Gudrun. Discursos sobre as religiões afro-brasileiras: da desafricanização para a reafricanização. REVER ”“ Revista de Estudos da Religião. n. 1, p. 1-21, 2001.
MACHADO e SILVA, Lais Carolina. O discurso político de Marina Silva sob a perspectiva da análise do discurso ecológica. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).