ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA NUM SISTEMA MASSA-MOLA SOB UM OLHAR INVESTIGATIVO
DOI :
https://doi.org/10.26512/ebfis.v9i2.30977Résumé
As atividades investigativas têm sido uma alternativa à s aulas tradicionais de Física na busca de estratégias capazes de levar os alunos ao debate, propiciando a discussão, argumentação e reflexão. Neste trabalho apresentamos uma proposta para trabalhar o Oscilador Linearmente Amortecido - OLA, considerando o atrito entre duas superfícies secas de um sistema massa-mola, assunto pouco abordado em livros didáticos. Inicialmente, foi realizado um levantamento histórico do ensino por investigação e sua importância para a aprendizagem. Em seguida, fizemos o tratamento matemático do OLA e a partir de suas equações construímos uma simulação computacional utilizando a linguagem Python acrescida do módulo gráfico tridimensional Vpython. E, por último, foi proposto um roteiro de uma sequência investigativa, com o intuito de explorar conceitos de energia mecânica e as suas transformações.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés e-Boletim da Física 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Este obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.