ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA NUM SISTEMA MASSA-MOLA SOB UM OLHAR INVESTIGATIVO

Autores/as

  • Ageu Pereira de Almeida Instituto Federal do Tocantins
  • Antonio Eduardo Alexandria de Barros Secretaria de Educação e Cultura
  • Regina Lelis de Sousa Universidade Federal do Tocantins ”“ UFT
  • Érica Cupertino Gomes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.26512/ebfis.v9i2.30977

Resumen

As atividades investigativas têm sido uma alternativa às aulas tradicionais de Física na busca de estratégias capazes de levar os alunos ao debate, propiciando a discussão, argumentação e reflexão. Neste trabalho apresentamos uma proposta para trabalhar o Oscilador Linearmente Amortecido - OLA, considerando o atrito entre duas superfícies secas de um sistema massa-mola, assunto pouco abordado em livros didáticos. Inicialmente, foi realizado um levantamento histórico do ensino por investigação e sua importância para a aprendizagem. Em seguida, fizemos o tratamento matemático do OLA e a partir de suas equações construímos uma simulação computacional utilizando a linguagem Python acrescida do módulo gráfico tridimensional Vpython. E, por último, foi proposto um roteiro de uma sequência investigativa, com o intuito de explorar conceitos de energia mecânica e as suas transformações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-09-25

Cómo citar

Pereira de Almeida, A. ., Alexandria de Barros, A. E. ., Lelis de Sousa, R., & Cupertino Gomes, Érica. (2020). ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA NUM SISTEMA MASSA-MOLA SOB UM OLHAR INVESTIGATIVO. E-Boletim Da Física, 9(2). https://doi.org/10.26512/ebfis.v9i2.30977

Número

Sección

Divulgação científica e Ensino de Física