ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA NUM SISTEMA MASSA-MOLA SOB UM OLHAR INVESTIGATIVO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ebfis.v9i2.30977Resumo
As atividades investigativas têm sido uma alternativa à s aulas tradicionais de Física na busca de estratégias capazes de levar os alunos ao debate, propiciando a discussão, argumentação e reflexão. Neste trabalho apresentamos uma proposta para trabalhar o Oscilador Linearmente Amortecido - OLA, considerando o atrito entre duas superfícies secas de um sistema massa-mola, assunto pouco abordado em livros didáticos. Inicialmente, foi realizado um levantamento histórico do ensino por investigação e sua importância para a aprendizagem. Em seguida, fizemos o tratamento matemático do OLA e a partir de suas equações construímos uma simulação computacional utilizando a linguagem Python acrescida do módulo gráfico tridimensional Vpython. E, por último, foi proposto um roteiro de uma sequência investigativa, com o intuito de explorar conceitos de energia mecânica e as suas transformações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 e-Boletim da Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.