Performance e dança: o Boi da Manta e a prática dramática do dançarino-ator de Geraldo Vidigal
DOI :
https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44610Mots-clés :
Boi da Manta, Ritual performance, Dance-theater, Geraldo VidigalRésumé
No presente trabalho se interseccionam dois objetivos: por um lado, comentar, discutir e repertoriar alguns aspectos genealógicos, teóricos, metodológicos e culturais subjacentes ao festejo popular, conhecido como “Boi da manta”, organizado e montado pelo grupo “Irmandade dos Atores da Pândega” da cidade de Lagoa Santa em Minas Gerais; por outro lado, fazer uma exposição da prática de performance realizada pelo grupo, em sua relação de filiação com o teatro-dança de Geraldo Vidigal. O artigo, em vista disso, se constitui de três partes: na primeira e na segunda partes são expostos e desenvolvidos respectivamente os dois eixos temáticos acima mencionados (comentários sobre o “Boi da Manta” e exposição da prática de performance adotada pela grupo), enquanto a terceira parte terá a forma de apresentação oral e entrevistas com o fundador do grupo, Gercino Alves Batista (que também trabalhou com Geraldo Vidigal), por um lado, comentando e fazendo o registro sobre a constituição do ‘Boi da Manta’ dentro das atividades do grupo ‘Irmandade dos Atores da Pândega’ em Lagoa Santa, por outro lado, discutindo e refletindo acerca da problemática e das especificidades da performance ritual, do ritual enquanto performance e da prática dramática, envolvendo teatro e dança, realizada por Geraldo Vidigal.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Mário. Danças dramáticas do Brasil. 2. ed. Organização Oneyda Alvarenga. Belo Horizonte, Brasília: Itatiaia/Instituto Nacional do Livro/Fundação Nacional Pró-Memória, 1982 (3 tomos).
CARVALHO, Luciana. “Riso, ritual e performance no bumba-meu-boi”. In: CAVALCANTI, Maria Laura Viveiro de Castro e GONÇALVES, José Reginaldo Santos (orgs.). As festas e os dias: ritos e sociabilidades festivas. Rio de Janeiro: Contra
Capa, 2009, pp. 115-141.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. “O boi em dois tempos. O Bumbameu-boi em Mário de Andrade e o Bumbá de Parintins na Amazônia hoje”. In: Revistas Todas as Artes, Vol. 1, n.º 1, (2018): 112-129. Link: https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5042
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. “Ritual e teatro na cultura popular”. In: Textos escolhidos de cultura e arte populares, v.12, n.1 (2015): 7-22. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/view/16354
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiro de Castro. “Tempo e narrativa nos folguedos do boi”. In: As festas e os dias: ritos e sociabilidades festivas. Maria Laura Viveiro de Castro Cavalcanti e José Reginaldo Santos Gonçalves (orgs.). Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, pp. 93-114.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. “Tema e variantes do mito: sobre a morte e a ressurreição do boi”. In: Mana [online], vol.12, n.1 (2006): 69-104. Link: https://www.scielo.br/j/mana/a/7jHfJTyDPJPYKQtccMbDJMR/?lang=pt
GOLDMAN, Márcio. “O fim da antropologia”. In: Novos estudos CEBRAP, 89 (2011): 195-211. Link: https://doi.org/10.1590/S0101-33002011000100012
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LEVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 1989.
LIGIÉRO, Z. (org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória: o reinado do rosário do jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997
MELLO, Regina Lara Silveira, SANTOS, Rogério Pereira dos, AMARAL, Thais. “Ritual sagrado: a dança em Martha Graham e Pina Bauch”. Pontos de Interrogação, v. 6, n. 1 (2016): 125-146. Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3228
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismo religioso de Candombe. Juiz de Fora – Belo Horizonte: Funalfa Edições – Mazza Edições, 2005.
SCHECHNER, R. (2012). “Jogo; A estética do Rasa; A rua é palco”. In: LIGIÉRO, Z. (org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner . Rio de Janeiro: Mauad X, pp. 49-198.
SOUZA, Dimas Antônio de. CAMPO DE MANDINGA: presentificação estética, ética e política na Capoeira Angola. Tese de doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016. Link: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AL3RUK
TENÓRIO, Basílio. A Cultura do boi-bumbá em Parintins. Parintins: Gráfica e Editora João XXIII, 2016.
WAGNER, Roy. A Invenção da Cultura. Trad. Marcela Coelho de Souza e Alexandre Morales. São Paulo: Cosac Naify, 2010
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.