Retórica da dança e performance do orador em Sobre a dança de Luciano de Samósata
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44686Palavras-chave:
Pantomima, Sobre a dança, Luciano de Samósata, Plutarco, RetóricaResumo
Este artigo tem uma dupla finalidade: primeiro, montar um quadro de correspondências entre a atividade do dançarino de pantomima e do orador com base na obra Sobre a dança de Luciano de Samósata e no excurso IX.15 da obra Symposiaká/Quaestiones Convivales de Plutarco; em segundo lugar, verificar e analisar a utilização e transfiguração da pantomima em Sobre a dança. A partir desse enquadramento, serão revistos e retomados as concepções de mímesis e emulação subjacentes às obras em suas relações com a dança-atuação da pantomima, com particular atenção à terminologia concernente à dança, a exemplo dos chamados ‘skhémata’, que temos traduzido por ‘afigurações’ e que dizem respeito às poses coreográficas adotadas durante a dança ou simplesmente à aparência do pantomimo em sua apresentação. Enfatiza-se, ademais, a qualificação da pantomima, a partir das várias fontes, como uma linguagem visual ou silente, o que acarreta uma perspectiva estruturante sobre ela, enfocada como portadora de um código de sinais (movimentos, gesticulações e ‘afigurações’), mas, ao mesmo tempo, como faculdade de interpretação e de expressão de sentimentos e emoções.
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