Dossiê entre mídias: Dramaturgia e Tradução. A narração oral de Guimarães Rosa: do papel para a voz
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias22.48355Palavras-chave:
Literatura, Narração oral, Oralidade, Guimarães Rosa, Dramaturgia.Resumo
Para meschonnic (1989), a literatura é, por excelência, morada da oralidade, fluxo iluminador de sentido. Em zumthor (2014), vemos que, mesmo em leitura silen- ciosa, o texto literário é performático, provocando reações diversas em nosso corpo. O grupo miguilim (cordisburgo/mg) há 25 anos forma jovens para a arte da narração oral de textos de guimarães rosa. As narradoras diretoras do grupo atuam também como dramaturgas, produzindo as versões dos textos rosianos que são levados à cena da narração oral por meio do procedimento dramatúrgi- co que denominaram recorte. Ainda que o recorte implique em uma interferên- cia menor no texto original, ele não deixa de ser fruto de escolha pessoal, como acontece em qualquer outra dramaturgia.
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