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Comment Eschyle a-t-il créé des rythmes simples dans son Prométhée enchaí‚né? Quelques remarques sur la parodos

Autores

  • Marie-Helé€ne Delavaud-Roux Université de Bretagne Occidentale

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34391

Palavras-chave:

Compaixão, Métrica, Ésquilo, Dionísio de Halicarnasso.

Resumo

Levando em conta que Prometeu Acorrentado é de fato uma obra autêntica de Ésquilo, este artigo se interroga a respeito do modo pelo qual Ésquilo compoÌ‚s seu párodo para tornar seus versos mais acessíveis a coreutas e atores de um nível menos avançado em métrica e música. Por outro lado, a encenação foca na música ao limitar os movimentos das personagens, já que as Oceá‚nides estão em uma carruagem e Prometeu acorrentado a uma pedra. Por outro lado, o poeta desenhava ritmos mais fáceis de dominar, ao mesmo tempo que respondia à estética poética helênica, conforme exposto séculos depois por Dionísio de Halicarnasso. É, pois, à luz dos critérios deste último autor que analisaremos o texto de Ésquilo, suporte de uma magnífica execução vocal e corporal.

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Referências

Dufour M., Etude de métrique et de rythmique sur le Prométhée enchaiÌ‚né d’Eschyle, Travaux et mémoires de l’Université de Lille, 1901.

Méautis G., « La date du “Prométhée enchaiÌ‚né” d’Eschyle », CRAI, 104, 1, 1960, p. 151-161, cf. p. 160

Méautis G., L’authenticité et la date du Prométhée enchaiÌ‚né d’Eschyle, Neuchá‚tel Faculté des Lettres, / Droz, Gené€ve

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Publicado

2020-09-28

Versões

Como Citar

Delavaud-Roux, M.-H. (2020). Comment Eschyle a-t-il créé des rythmes simples dans son Prométhée enchaí‚né? Quelques remarques sur la parodos. Dramaturgias, (14), 453–470. https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34391