Comment Eschyle a-t-il créé des rythmes simples dans son Prométhée enchaí‚né? Quelques remarques sur la parodos
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34391Palavras-chave:
Compaixão, Métrica, Ésquilo, Dionísio de Halicarnasso.Resumo
Levando em conta que Prometeu Acorrentado é de fato uma obra autêntica de Ésquilo, este artigo se interroga a respeito do modo pelo qual Ésquilo compoÌ‚s seu párodo para tornar seus versos mais acessíveis a coreutas e atores de um nível menos avançado em métrica e música. Por outro lado, a encenação foca na música ao limitar os movimentos das personagens, já que as Oceá‚nides estão em uma carruagem e Prometeu acorrentado a uma pedra. Por outro lado, o poeta desenhava ritmos mais fáceis de dominar, ao mesmo tempo que respondia à estética poética helênica, conforme exposto séculos depois por Dionísio de Halicarnasso. É, pois, à luz dos critérios deste último autor que analisaremos o texto de Ésquilo, suporte de uma magnífica execução vocal e corporal.
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Referências
Méautis G., « La date du “Prométhée enchaí‚né” d’Eschyle », CRAI, 104, 1, 1960, p. 151-161, cf. p. 160
Méautis G., L’authenticité et la date du Prométhée enchaí‚né d’Eschyle, Neuchá‚tel Faculté des Lettres, / Droz, Gené€ve
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- 2020-10-22 (2)
- 2020-09-28 (1)
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