Les effets de ralenti dans la préparation d’Héra à la séduction (Iliade, XIV, 153-189)

Autores

  • Marie-Hélène Delavaud-Roux

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias23.51025

Palavras-chave:

Textualidade, Gestos, Ritmo, Metro, Homero

Resumo

Os efeitos que permitem desacelerar o texto são, portanto, numerosos e podem dar a ilusão de que a guerra travada por Hera contra Zeus é travada fora do tempo, pelo menos fora do tempo da guerra humana onde os homens se enfrentam. O texto não foi concebido pelo(s) seu(s) compositor(es) para ser dançado. De qualquer forma, a harmonia dos gestos de Hera está muito próxima da dança. Se introduzirmos a dança nesta peça, vemos uma forte tendência para regularizar o ritmo e retardar a cadência em vez de brincar com os efeitos especiais oferecidos pelas sonoridades e cesuras.

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

Delavaud-Roux, M.-H. (2023). Les effets de ralenti dans la préparation d’Héra à la séduction (Iliade, XIV, 153-189). Dramaturgias, (23), 547–562. https://doi.org/10.26512/dramaturgias23.51025

Edição

Seção

Orchesis

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