Os reflexos da mercantilização do ensino na formação identitária do professor

Autores/as

  • Josenia Antunes Vieira Universidade de Brasília
  • Denise Silva Macedo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8290

Palabras clave:

Mercantilização. Educação. Professor. Identidade. Tecnologização.

Resumen

Este artigo pretende discutir as consequências trazidas pelas mudanças no discurso para a formação de identidades dos profissionais da educação superior brasileira. As transformações no discurso e as práticas discursivas provocaram alterações profundas na educação. A tecnologização que nos cerca no dia a dia invade cada discurso, incluindo as instituições da educação superior, em particular, as do ensino superior privado. Para começar a entender essas mudanças no discurso, é pertinente iniciar com algumas considerações sobre o lugar dos professores e de sua identidade, reflexo das novas práticas discursivas presentes no discurso da educação superior no Brasil. Concluímos que as novas práticas discursivas, inclusive as publicitárias, revelam a venda de cursos, cujo propósito principal é o de ser um produto barato, de rápido consumo e de fácil circulação, afetando a identidade do professor, que também se transforma em produto.

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Cómo citar

Vieira, J. A., & Macedo, D. S. (2013). Os reflexos da mercantilização do ensino na formação identitária do professor. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 1(2), 67–93. https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8290

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