A construção do ideal identitário brasileiro pela publicidade governamental: uma análise crítica multimodal

Autores

  • Josenia Antunes Vieira Universidade de Brasília
  • Maria Lílian de Medeiros Yared Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8293

Palavras-chave:

Multimodalidade. Semiótica social. Recursos semióticos. Ideal identitário brasileiro.

Resumo

Este estudo tem por objetivo interpretar, por meio de um vídeo institucional do governo brasileiro, as relações entre recursos semióticos, geradores de sentido, e a construção de representações ideais de uma comunidade, facilitadoras da prática governamental de controle social. Assim, com a pesquisa sobre a construção do ideal identitário brasileiro, por meio da publicidade, observamos como esses recursos se relacionam de forma integrada para reafirmar esse ideal, ideologicamente construído e cuidadosamente cultivado pelos discursos, segundo o enfoque da Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM), proposto por Gunther Kress, em 2010, pela Análise de Discurso Crítica (ADC), especialmente a versão proposta por Fairclough em 2003, e pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), criada por Halliday, dando relevo ao fato observado pelas pesquisadoras de que uma teoria como a ADC pode responder à pergunta “por quê?” e a TSSM e a LSF podem responder à indagação “como?”. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior sobre publicidade governamental no Brasil. Como considerações finais, podemos dizer que o governo brasileiro está direcionado politicamente para a construção do ideal identitário brasileiro, com o estabelecimento de um envolvimento emocional acrítico entre os cidadãos, por meio da transmissão da ideologia de inclusão social.

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Como Citar

Vieira, J. A., & Yared, M. L. de M. (2013). A construção do ideal identitário brasileiro pela publicidade governamental: uma análise crítica multimodal. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 1(2), 129–149. https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8293

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