O design das telenovelas brasileiras
Uma análise dos processos de produção
Palavras-chave:
Comunicação Não-verbal, Design de Interiores aplicado a ambientações televisivas, Design de Produção, Telenovela.Resumo
Este projeto de pesquisa discute a importância do design de produção a partir dos objetos e serviços e seus significados, vinculando-o ao processo de industrialização, ao consumo e ao diferencial do produto enquanto signo que personifica. No processo de design, a produção da mídia televisiva propõe uma forma empática de abordar pessoas num ambiente de vivência, que auxilia o designer a conhecer a realidade do grupo da forma mais natural possível. Assim, torna-se mais propenso a compreender melhor os métodos provenientes e sua aproximação crítica e reflexiva em torno da teoria, pesquisa e cultura do design, a partir de uma definição conceitual da extensão do design de produção. Com a revisão da literatura, deu-se início ao objetivo deste estudo que é analisar a forma como o design de produção desafia o tradicionalismo das regras aplicadas nas televisões que, eventualmente, são inadequadas face à valorização da imagem cada vez mais carregada de características estéticas e distanciadas da realidade. E, diante dos alinhamentos tecnológicos da mídia televisiva, como o design de produção (design de espaços televisivos/ design de interiores aplicados a projectos de ambientações) pode contribuir na definição e no desenvolvimento na linguagem do design.
Downloads
Referências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. The Fundamentals of Creative Design. Suíça: AVA Book, 2003.
FERRARA, Lucrécia D´Alessio. Do desenho ao design: um percurso semiótico? Galáxia (PUCSP): São Paulo, v.7, p.49-58, 2004.
FORTY, Adrian. Objects of Desire: Design and Society 1750 - 1980. London: Thames and Hudson, 1986.
FROG Design. Creative Toolkit Action. 2012. Disponível em: . Acesso em 28 de abril de 2020.
HESKETT, J. Desing: A very short introduction. Oxford, New York: University of Oxford, 2002.
IDEO. Human Centered Design: Kit de ferramentas. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 de maio de 2020.
KUMAR, V. 101 Design Methods: A Structure Approach for Driving Innovation in Your Organization. 1 ed, New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.
LUMA INSTITUTE. Innovating for People: Handbook of Human-Centered Design Methods. 1 ed. Pittsburgh: Luma Institute, 2012;
MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design. USA: Rockport Publishers, 2012.
RYAN, M.-L. Possible worlds. Interdisciplinary Center for Narratology, Un. Hamburg, 2012. Disponível em: http://wikis.sub.unihamburg. de/lhn/index.php/Possible_Worlds. Acesso em: maio 2020.
RYAN, M.-L. Story/worlds/media: tuning the instruments of a mediaconscious narratology. In: RYAN, M.-L.; THON, J. (Ed.). Storyworlds across media. Lincoln/London: Un. Nebraska Press, 2014.
RYAN, M.-L.; THON, J. (Ed.). Storyworlds across media. Lincoln/ London: Un. Nebraska Press, 2014.
RICCO, Flávio; VANNUCCI, José A. Biografia da televisão brasileira. São Paulo: Matrix, 2017.
ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia; RAMOS, José M. O. A telenovela: história e produção. São Paulo: Brasiliense, 1991.
SCOPINHO, Carlos E. D. A fabricação do consumo: estratégias de merchandising na telenovela Belíssima. São Paulo: Unip, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.