Uma metodologia de desenvolvimento para um jogo de educação corporativa
Mots-clés :
Teste de produção, Teste de eleição, Ergonomia informacional, Design e educação, DiversidadeRésumé
Este artigo apresenta os métodos provenientes da ergonomia informacional utilizados para o desenvolvimento do jogo de cartas Conversas Produtivas, destinado à educação corporativa, dentre outros. A pesquisa se insere no campo do design informacional e sua interface com o ensino-aprendizagem. O jogo foi aprimorado como projeto de Mestrado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamentos de dados primários e análises detalhadas para desenvolvimento tanto do conteúdo como da programação visual das cartas. Foram aplicados o Teste de Produção e o Teste de Eleição para orientar o design do artefato, com o objetivo de avaliar uma variedade de ícones e ilustrações que retratavam soft skills e diversidade, focando na compreensibilidade. Finalmente, as cartas foram testadas em grupos focais de usuários finais, que forneceram feedback para melhorias no design informacional. A combinação de métodos utilizados demonstraram ser eficazes no aprimoramento das cartas do jogo e podem ser replicados a outros projetos.
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