O papel do design de moda na promoção da igualdade de gênero
Mots-clés :
moda, design, generoRésumé
A indústria da moda é uma força influente na sociedade contemporânea, moldando não apenas o que vestimos, mas também como percebemos a nós mesmos e aos outros. Ao longo da história, as rígidas normas de gênero têm desempenhado um papel significativo na moda, perpetuando estereótipos que afetam a autoexpressão, a igualdade de gênero e o empoderamento. No entanto, à medida que as discussões sobre igualdade de gênero se tornam centrais na esfera pública, o design de moda está emergindo como um agente de mudança social significativo.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Lara. Psicologia fashion: consultoria de estilo, imagem e marca pessoal-integrando a aparência com a essência. Editora Dialética, 2020.
AMOR, Mariana de Sousa. Imagem corporal e redes sociais: confronto entre duas campanhas de comunicação digital. 2017. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social.
BITTENCOURT, Luciana Gonzaga. Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil. 2016.
CARVALHO, Inês Ribeiro. A Sustentabilidade enquanto fator de Brand Love nas Marcas de Moda de Luxo: O Caso Stella McCartney. Tese de Doutorado. 2022.
CHAGAS, Dominique Lemes et al. Rastros do pós-humano na estética do audiovisual: do cinema ao TikTok. 2023.
CRUZ, Maria Helena Santana. Empoderamento das mulheres. Inclusão Social, v. 11, n. 2, 2018.
DA COSTA, Catarina Peniche. (Des) igualdades sociais nas indústrias criativas: contributos sobre as desigualdades de género a partir dos profissionais de design (designers). 2023.
DIAS, Tales Frey. Performance e Ritualização: Moda e Religiosidade Em Registros Corporais. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra (Portugal).
FARIA, Inês Filipa Medeiros de. A dinâmica das marcas de moda nas redes sociais e o seu impacto no incentivo dos jovens consumidores ao consumo de fast fashion. 2023. Tese de Doutorado.
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, n. 1, p. 44-45, 2002.
GLUHER, Augusto Garcia. Cultura e Moda na Contemporaneidade: O Território Identitário. 2011. Tese de Doutorado. Universidade Tecnica de Lisboa (Portugal).
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006.
HALLAWELL, Philip Charles. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. Senac, 2017.
JUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite. A informação de moda sem gênero no Instagram: o corpo ressignificado através do vestuário. 2022.
LANÇANOVA, Letícia Gomes. Relações de trabalho e comunicação organizacional no contexto da (s) diversidade (s): as noções instituídas pela revista HSM Management. 2018.
LIMA, Priscila Ledermann. Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo. 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 101-132, 1995.
MENDONÇA, Kívia Raíssa Florêncio de. A proteção das expressões culturais indígenas frente à apropriação cultural pela indústria da moda à luz do ordenamento jurídico brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
NADER, Mariana de Sequeira Batista. A importância de falar sobre moda: O fenómeno sócio histórico e seus estigmas. Tese de Doutorado.
PEREIRA, Rafaelle Bortolin de Abreu. Moda, comunicação e consumo: Estudo da marca e novos consumidores sob a perspectiva de um novo cenário. 2019. Tese de Doutorado.
PERPETUO, Nayara Chaves Ferreira et al. No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de protudos. 2017.
RECHENA, Ana Sofia Nunes. O estereótipo de género na publicidade. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. 2021. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social.
VITORINO, Gonçalo Miguel Gonçalves Novo. A importância da diversidade, inclusão e representação na indústria da moda: valor para o consumidor e para a marca. 2023. Tese de Doutorado.
ZAMBONI, Júlia Simões. Para que serve a mulher do anúncio?: um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias. 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Design, Tecnologia e Sociedade 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.