Estratégias de marketing de moda no TikTok

como as marcas se expressam e amplificam seus alcances

Autores

  • Marcos Daniel da Silva Oliveira INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavras-chave:

Moda, TikTok, Rede socia

Resumo

Este estudo explora as estratégias de marketing de moda no TikTok, com foco na expressão criativa das marcas e na amplificação de seus alcances. Utilizando uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, examinamos como as marcas de moda utilizam essa plataforma de mídia social em rápido crescimento. Os resultados revelam que as estratégias incluem o uso de música, efeitos especiais e desafios virais, bem como parcerias com influenciadores. A estética, a narrativa e os valores da moda são componentes fundamentais da expressão das marcas. A análise quantitativa considera métricas de desempenho, enquanto uma pesquisa de opinião avalia a percepção do público. Este estudo oferece insights e recomendações para aprimorar as estratégias de marketing de moda no TikTok, beneficiando marcas e profissionais de marketing.

Palavras-chave: TikTok, Marketing de moda, Estratégias de marketing, Influenciadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Gilberto Amaro de. Modelo de resiliência organizacional aplicado às empresas brasileiras de comércio varejista de capital aberto. 2021. Tese de Doutorado.

ALMEIDA, Adriana Morais de. O papel dos cocriadores na construção de uma ligação emocional entre a Geração Z e a marca Sumol. 2022. Tese de Doutorado.

ALVES, Sara Filipa Vila Verde. Criação de uma Experiência de Marca Emocional. 2022. Tese de Doutorado.

BARROS, Pedro Mascarenhas de et al. Gestão de marcas no marketing B2B: estudo da relação entre startups, aceleradoras e investidores. 2022.

BARCI, Enzo Salvador; PACHECO, Yuri Kozima. COMO AS CORES INFLUENCIAM O RELACIONAMENTO DOS CLIENTES COM A MARCA. 2023.

BRANDÃO, Heloisa Lopes Alves. Influência das características de postagens e de influenciadores digitais no patrocínio de marcas nas redes sociais Instagram e TikTok. 2023.

BIGNOUX, Joana Carolina Montês Schwartsz. O papel dos influenciadores digitais quanto ao processo de compra dos seus seguidores: a publicitação e divulgação de marcas. 2022. Dissertação de Mestrado.

CARDOSO, Rafaela Moraes. A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok. 2023.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. Summus Editorial, 2018.

DA SILVA GOMES, Luisa Dias; DA SILVA PAULA, Renata Céli Moreira. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: Estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, v. 11, n. 2, p. 49-67, 2023.

FARDILHA, Lara. O design emocional no comércio eletrónico; valores imateriais das marcas de moda. 2021. Tese de Doutorado.

FEGHALI, Marta Kasznar; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. Editora Senac Rio, 2020.

FERNANDES, Cristiana Raquel Correia. Estágio no JN Direto: o audiovisual nas plataformas digitais. 2023. Tese de Doutorado.

FERREIRA, William. Gestão de marketing digital. Editora Senac São Paulo, 2022.

KAMLOT, Daniel; FAJARDO, Bernardo Guelber. Marketing. Editora FGV, 2021.

GONÇALVES, Beatriz Marques. A Influência do Community Management no Processo de Decisão de Compra: Mi Store Portugal. 2022. Tese de Doutorado.

GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2015.

GIRARDI, Nínive da Silva. Moda na era do Tiktok: do supermercado de estilos às tendências virais. 2023. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

LIMA, Danielly Lopes. AS ESTRATÉGIAS DE LANÇAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADO. 2017.

LIMA, Paula Elisa Hubner Duarte. A experiência no Instagram: um estudo exploratório sobre a percepção do valor pelos seguidores de marcas de moda. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MENEZES, Thalita de Lima. Marketing de conteúdo como ferramenta de BRANDING: um estudo de caso de um E-COMMERCE de moda praia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.

MAROSKI, Giovana Furlan. Quando a publicidade imita a arte: o uso das artes visuais pela comunicação de moda como ferramenta de persuasão publicitária. 2022.

MAUÉS, Amanda Gonçalves Afonso. Marcas verticais digitalmente nativas: Uma análise das pequenas marcas de moda que nascem na internet. 2022. Tese de Doutorado.

MELO, Carla Jacy da Silva. Jornada de compra omnichannel: um estudo sobre uma fábrica de semijoias em Natal-RN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

NASCIMENTO, Clarissa Pacheco do et al. A construção de significados da marca FARM: uma investigação sobre branding. 2017.

OLIVEIRA, Amanda Fogaça de; MAXIMOVITZ, Giovana Herrero. A comunicação visual da moda no TikTok. 2021.

OLIVEIRA, Gabriela Andrade de. O discurso da moda sustentável: uma prática discursiva ativista?. 2022.

ONO, Vivian Yurie. Os reflexos do marketing experiencial no consumo consciente. 2022. Tese de Doutorado.

PINTO, Mariana Ferreira. O Impacto das características do conteúdo produzido pelos influenciadores e pelas marcas na lealdade do consumidor. 2020.

REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS editora, 2017.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.

SARAIVA; GUERRA E SILVA, Nuno; David; Bernardo. O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal. 2023. Tese de Doutorado.

SILVA, Fabio Ribeirete. As redes sociais digitais em estratégias de marketing. 2011.

SILVA, Alana Fredes. Experiência de consumo de dermocosméticos a partir dos reviews da farmacêutica Marina Cristofani no TikTok e a construção de confiança. 2023.

VILLENA ALARCÓN, Eduardo; FERNÁNDEZ TORRES, María Jesús; CRISTÓFOL, Carmen. La comunicación de las empresas de moda en TikTok: ASOS como caso de estudio. Redmarka. Revista de Marketing Aplicado, v. 24, n. 2, p. 95-109, 2020.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. Saraiva Educação SA, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Marcos Daniel da Silva Oliveira. (2023). Estratégias de marketing de moda no TikTok : como as marcas se expressam e amplificam seus alcances. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 10(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51221