Cibercultura e ciberconsumo do design

Auteurs-es

  • Otniel Josafat Lopez Altamirano Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Monica Moura Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Wendy Montes Ponce Universidad Autónoma "Benito Juárez" de Oaxaca
  • Esteban Sumano Universidad Autónoma "Benito Juárez" de Oaxaca

Mots-clés :

Ciberespaço. cibercultura. ciberconsumo. design da informação.

Résumé

A presente revisão bibliográfica enuncia as posturas de autores frente à convergência de conceitos sobre comportamentos sociais, culturais e intelectuais que manifestam uma ligação estreita com o desenvolvimento tecnológico e a sua utilização, assim como a manipulação de informação e como esta é criada, processada e espalhada entre grupos. Frente a uma revolução de consumo constante entre universos virtuais e reais, a informação através do design é um dos novos desejos de consumo do século atual. Quando é bem estruturada, além de ser compreendida, pode transformar dados em conhecimento para influir em ações. O objetivo do levantamento é refletir sobre dados e colocações de teóricos frente ao dialogo que existe entre a cibercultura e ciberconsumo, articulados pelo design da informação, devido às novas plataformas digitais que atuam como ferramenta de transformação sócio-cultural através da rede tecida no ciberespaço. Finalmente, conhecer a trajetória, a participação, a responsabilidade de produção e o consumo no universo virtual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Otniel Josafat Lopez Altamirano, Universidade Estadual Paulista UNESP

Programa de Pós-Graduação em Design, FAAC, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
campus Bauru. Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01 - Vargem Limpa, Bauru - SP, Brasil.

Programa de Arquitetura, Fac. Arq. "5 de Mayo", Universidad Autónoma "Benito Juárez" de
Oaxaca. Av. Universidad S/N. Ex-Hacienda 5 Señores, Oaxaca, México.

Monica Moura, Universidade Estadual Paulista UNESP

Programa de Pós-Graduação em Design, FAAC, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
campus Bauru. Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01 - Vargem Limpa, Bauru - SP, Brasil.

Wendy Montes Ponce, Universidad Autónoma "Benito Juárez" de Oaxaca

Programa de Arquitetura, Fac. Arq. "5 de Mayo", Universidad Autónoma "Benito Juárez" de Oaxaca. Av. Universidad S/N. Ex-Hacienda 5 Señores, Oaxaca, México.

Esteban Sumano, Universidad Autónoma "Benito Juárez" de Oaxaca

Programa de Arquitetura, Fac. Arq. "5 de Mayo", Universidad Autónoma "Benito Juárez" de Oaxaca. Av. Universidad S/N. Ex-Hacienda 5 Señores, Oaxaca, México.

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos Brasil 2009. P. 40.
BONSIEPE. Gui, Design, Cultura e Sociedade. São Paulo, Brasil: Blucher, 2011. P.83,84, 85.
COMSTOR. Cisco cree que en el 2020 la información entre centros de datos se triplicará. Canal Comstor. El blog de Comstor México. 08 de Março 2017. Disponível em: http://blogmexico.comstor.com/cisco-cree-que-en-el-2020-la-informacion-entre-centros-de-datos-se-triplicara
COMSTOR (México) (Comp.). Primeras decisiones de Trump Influencian en inversiones de empresas de TI en América Latina: Canal Comstor. 26 de Abril 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017.
FERGUSON, Kirby. Everything is a remix. Disponível em http://everythingisaremix.info/Acesso em: 30/01/2016
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultural. Globalização, pós-modernismo e identidade. Studio Nobel: SESC. São Paulo, Brasil. 1997. P. 44, 45, 47, 48, 49.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Editora ALEPH LTDA. São Paulo, Brasil 2008. P. 10, 16.
LANDOW, George. Hipertexto 3.0, Teoria crítica y nuevos médios en la era de la globalización, Paidos Iberica: Barcelona- Buenos Aires- México, 2009. Pag. 92, 93, 95.
LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. Iluminuras: São Paulo. 1999. P. 61.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34. Edição brasileira. São Paulo, Brasil. 1999 p. 93, 94, 123, 124.
MARTEL, Frédéric. Smart. Brasil: Civilização Brasileira, 2015. P. 12, 76, 77, 78.
MCLUHAM, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding Midia). Edit. Cultrix, São Paulo- Brasil. 1964. P. 78.
MOURA, Monica. O design de Hipermídia. Comunicação e semiótica PUC/SP. São Paulo 2003. P. 137, 139, 140.
MOURA, Monica. Design Brasileiro Contemporâneo: reflexões. Estação das Letras e Cores. Brasil, 2014. Pag. 19.
RÜDIGER, Francisco. Elementos para a crítica da cibercultura. Edit. Hacker Editores:São Paulo, Brasil. 2002.
SCOLARI, Carlos. Ecologia de los Medios, entornos, evoluciones e interpretaciones. Edit. Carlos A. Scolari: Barcelona. 2015. P. 31.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-30

Comment citer

Altamirano, O. J. L., Moura, M., Ponce, W. M., & Sumano, E. (2017). Cibercultura e ciberconsumo do design. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(2), 17–31. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12319

Numéro

Rubrique

Artigos