Design e cultura: o perfil das marcas gráficas de grupos de bumba-meu-boi ludovicenses (Sotaque da Baixada)

Autores/as

  • Victtor Matheus Ramos Fonseca Universidade Ceuma
  • Karoline de Lourdes Monteiro Guimaraes da Silveira Universidade Ceuma

Palabras clave:

Bumba-meu-boi, Análise de marcas, Cultura, Identidade, Design gráfico

Resumen

O bumba-meu-boi, uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Maranhão, reflete a riqueza da identidade e tradição do povo ludovicense. Nesse contexto, este estudo exploratório propõe a análise do perfil das marcas gráficas dos principais grupos de bumba-meu-boi com ênfase no Sotaque da Baixada, da grande ilha de São Luís, destacando a intersecção entre design e cultura. Foram analisadas 8 marcas, considerando a análise visual e cultural, a estética, os símbolos e as narrativas presentes, revelando como elas comunicam e preservam a herança cultural e a identidade dos grupos. Como resultados, observou-se que a estrutura das marcas analisadas corresponde à vivência de cada grupo, tendo conexão ao sotaque e à originalidade ancestral. O perfil encontrado corresponde a uma composição variada na sua estrutura visual, assinatura quadrada, tipografias sem serifa e decorativas e as cores que predominam são o branco, vermelho, laranja e o verde.

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Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Ramos Fonseca, V. M., & Monteiro Guimaraes da Silveira , K. de L. (2024). Design e cultura: o perfil das marcas gráficas de grupos de bumba-meu-boi ludovicenses (Sotaque da Baixada). Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/54492