O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autista, TEA, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Comunicação, DesignResumen
Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características que incluem algumas anomalias nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além da manifestação de um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades, o que torna o desenvolvimento das habilidades cognitivas um grande desafio. A maioria dos adultos no espectro do autismo enfrenta desafios no cotidiano acadêmico ao adquirir e compartilhar conhecimento, devido às necessidades específicas de ensino e aprendizagem que possuem. O objetivo principal é realizar uma revisão narrativa da literatura sobre Tecnologias Assistivas (TA) que utilizam Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para aprimorar a comunicação de pessoas com TEA na vida adulta, abordando os obstáculos de interatividade social. A revisão destaca o interesse crescente na aplicação de RA e RV para melhorar a comunicação desses indivíduos, explorando seu potencial com estratégias no design de TA visando aprimorar as funcionalidades tanto em nível individual quanto social.
Descargas
Citas
APA - AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. - DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2002.
APA - AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. - DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Porto Alegre: CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2006. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva. Acesso em: 4 de agosto de 2023.
Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais em Português, org.; coordenação da tradução Cássia Maria Buchalla. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. - 1° ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
CONTRERAS-ORTIZ, Martha S; MARRUGO, Plínio P; RIBÓN, Julio Cesar R; et. al. E-Learning Ecosystems for People With Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review, em IEEE Access, Vol. 11, pp. 49819-49832, 2023. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/10129030. Acesso em: 14 de junho de 2023.
HASAN, NAZMUL; NENE, Manisha. ICT Based Learning Solutions for Children with ASD: A Requirement Engineering Study, em International Journal of Special Education, Vol. 37(1), p. 112–126, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.52291/ijse.2022.37.31 . Acesso em: 14 de junho de 2023.
KARAMI, Behnam; R. KOUSHKI; FARIBA ARABGOL; et al. Effectiveness of Virtual/Augmented Reality–Based Therapeutic Interventions on Individuals With Autism Spectrum Disorder: A Comprehensive Meta-Analysis. Vol. 12, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2021.665326/full. Acesso em: 16 de junho de 2023.
KELLEMS, Ryan O; CHARLTON, Cade T; KJARTAN SKOGLY KVERSØY; et al. Exploring the Use of Virtual Characters (Avatars), Live Animation, and Augmented Reality to Teach Social Skills to Individuals with Autism. Vol. 4, No. 3, p. 48–48, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2414-4088/4/3/48. Acesso em: 14 de junho de 2023.
PASCHOARELLI, Luis Carlos; MEDOLA, Fausto Orsi. Tecnologia Assistiva: estudos teóricos. 1° ed. - Bauru: Canal 6 Editora, 2018.
SAHIN, Ned T; KESHAV, Neha U; SALISBURY, Joe; et al. Safety and Lack of Negative Effects of Wearable Augmented-Reality Social Communication Aid for Children and Adults with Autism. Vol. 7, No. 8, p. 188–188, 2018a. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6111791/. Acesso em: 14 de junho de 2023.
SAHIN, Ned T; KESHAV, Neha U; SALISBURY, Joeseph; VAHABZADEH, Arshya; et al. Second Version of Google Glass as a Wearable Socio-Affective Aid: Positive School Desirability, High Usability, and Theoretical Framework in a Sample of Children with Autism. Vol. 7, No. 5, 2018b. Disponível em: https://humanfactors.jmir.org/2018/1/e1/l. Acesso em: 14 de junho de 2023.
VAHABZADEH, Arshya; KESHAV, Neha U; SALISBURY, Joeseph; SAHIN, Ned T; et al. Improvement of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms in School-Aged Children, Adolescents, and Young Adults With Autism via a Digital Smartglasses-Based Socioemotional Coaching Aid: Short-Term, Uncontrolled Pilot Study. Vol. 5, No. 2, 2018. Disponível em: https://mental.jmir.org/2018/2/e25/authorsl. Acesso em: 15 de junho de 2023.
View of Assisting Individuals with Autism and Cognitive Disorders: An Augmented Reality-Based Framework. Online-journals.org. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-joe/article/view/9835/5491. Acesso em: 16 de junho de 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación de la obra, al mismo tiempo licenciado bajo la Licencia Creative que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y de la publicación inicial en esta revista.