O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa

Autores/as

  • Juliana Pompeu UFAM-Universidade Federal do Amazonas
  • Vitória Araújo UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Bruno Garavito UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Emanuela Souza UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Claudete Ruschival UFAM - Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista, TEA, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Comunicação, Design

Resumen

Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características que incluem algumas anomalias nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além da manifestação de um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades, o que torna o desenvolvimento das habilidades cognitivas um grande desafio. A maioria dos adultos no espectro do autismo enfrenta desafios no cotidiano acadêmico ao adquirir e compartilhar conhecimento, devido às necessidades específicas de ensino e aprendizagem que possuem. O objetivo principal é realizar uma revisão narrativa da literatura sobre Tecnologias Assistivas (TA) que utilizam Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para aprimorar a comunicação de pessoas com TEA na vida adulta, abordando os obstáculos de interatividade social. A revisão destaca o interesse crescente na aplicação de RA e RV para melhorar a comunicação desses indivíduos, explorando seu potencial com estratégias no design de TA visando aprimorar as funcionalidades tanto em nível individual quanto social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

APA - AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. - DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2002.

APA - AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. - DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Porto Alegre: CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2006. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva. Acesso em: 4 de agosto de 2023.

Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais em Português, org.; coordenação da tradução Cássia Maria Buchalla. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. - 1° ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CONTRERAS-ORTIZ, Martha S; MARRUGO, Plínio P; RIBÓN, Julio Cesar R; et. al. E-Learning Ecosystems for People With Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review, em IEEE Access, Vol. 11, pp. 49819-49832, 2023. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/10129030. Acesso em: 14 de junho de 2023.

HASAN, NAZMUL; NENE, Manisha. ICT Based Learning Solutions for Children with ASD: A Requirement Engineering Study, em International Journal of Special Education, Vol. 37(1), p. 112–126, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.52291/ijse.2022.37.31 . Acesso em: 14 de junho de 2023.

KARAMI, Behnam; R. KOUSHKI; FARIBA ARABGOL; et al. Effectiveness of Virtual/Augmented Reality–Based Therapeutic Interventions on Individuals With Autism Spectrum Disorder: A Comprehensive Meta-Analysis. Vol. 12, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2021.665326/full. Acesso em: 16 de junho de 2023.

KELLEMS, Ryan O; CHARLTON, Cade T; KJARTAN SKOGLY KVERSØY; et al. Exploring the Use of Virtual Characters (Avatars), Live Animation, and Augmented Reality to Teach Social Skills to Individuals with Autism. Vol. 4, No. 3, p. 48–48, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2414-4088/4/3/48. Acesso em: 14 de junho de 2023.

PASCHOARELLI, Luis Carlos; MEDOLA, Fausto Orsi. Tecnologia Assistiva: estudos teóricos. 1° ed. - Bauru: Canal 6 Editora, 2018.

SAHIN, Ned T; KESHAV, Neha U; SALISBURY, Joe; et al. Safety and Lack of Negative Effects of Wearable Augmented-Reality Social Communication Aid for Children and Adults with Autism. Vol. 7, No. 8, p. 188–188, 2018a. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6111791/. Acesso em: 14 de junho de 2023.

SAHIN, Ned T; KESHAV, Neha U; SALISBURY, Joeseph; VAHABZADEH, Arshya; et al. Second Version of Google Glass as a Wearable Socio-Affective Aid: Positive School Desirability, High Usability, and Theoretical Framework in a Sample of Children with Autism. Vol. 7, No. 5, 2018b. Disponível em: https://humanfactors.jmir.org/2018/1/e1/l. Acesso em: 14 de junho de 2023.

VAHABZADEH, Arshya; KESHAV, Neha U; SALISBURY, Joeseph; SAHIN, Ned T; et al. Improvement of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms in School-Aged Children, Adolescents, and Young Adults With Autism via a Digital Smartglasses-Based Socioemotional Coaching Aid: Short-Term, Uncontrolled Pilot Study. Vol. 5, No. 2, 2018. Disponível em: https://mental.jmir.org/2018/2/e25/authorsl. Acesso em: 15 de junho de 2023.

View of Assisting Individuals with Autism and Cognitive Disorders: An Augmented Reality-Based Framework. Online-journals.org. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-joe/article/view/9835/5491. Acesso em: 16 de junho de 2023.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Pompeu, J., Araújo, V., Garavito, B., Souza, E., & Ruschival, C. (2024). O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694

Número

Sección

Artigos