A atratividade na experiência do uso da realidade aumentada em catálogos de moda para dispositivos móveis.

Autores

  • Dorival Germano Vendrami Junior UFSC
  • Eugenio Andrés Díaz Merino UFSC
  • Berenice Gonçalves

Palavras-chave:

Realidade aumentada, mobilidade, design de interação, mídia, catálogo virtual, avaliação

Resumo

O crescente uso da Realidade Aumentada em catálogos de produtos de moda para celulares, faz necessária a avaliação da qualidade da sua experiência de uso para indicar o estado atual da tecnologia e possíveis aprimoramentos. O objeto de estudo é o aplicativo da marca Warby Parker: um catálogo virtual que possui uma área que utiliza Realidade Aumentada.  A pesquisa faz uma avaliação da atratividade do aplicativo através da observação sistemática de usuários, aplicação do questionário Attrak-Diff em recortes de público: sexo e uso de correção visual. Revelou-se uma relação entre a qualidade da experiência de uso e acuidade visual: usuários que possuem deficiência visual mas utilizam correção avaliaram pior o aplicativo quando comparados a usuários que possuem deficiência visual não corrigida. Assim, apesar de alta a qualidade geral percebida da experiência, a atratividade do aplicativo é pior para parte importante do público: usuários de óculos de correção visual. 

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Biografia do Autor

Eugenio Andrés Díaz Merino, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC; Professor Titular da UFSC ”“ Florianópolis, SC, Brasil. 

Berenice Gonçalves

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC; Professor Associado IV da UFSC ”“ Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Vendrami Junior, D. G., Díaz Merino, E. A., & Gonçalves, B. (2019). A atratividade na experiência do uso da realidade aumentada em catálogos de moda para dispositivos móveis. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 6(1), 16–33. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/26412