O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEÇA DE VESTUÁRIO A PARTIR DE RESÍDUOS TÊXTEIS – BONELARIA
Keywords:
MODA, SUSTENTABILIDADE, RESIDUOSAbstract
O desenvolvimento de um corset a partir de resíduos têxteis de bonelaria é um exemplo notável de criatividade e sustentabilidade na moda. Tradicionalmente associados à estruturação dos corsets, os resíduos provenientes da produção de bonés podem ser reaproveitados de forma inovadora. Através da combinação de técnicas de corte, costura e design, esses resíduos têxteis podem ser transformados em uma peça de vestuário única, mantendo a elegância e a estética do corset enquanto reduz o desperdício. Este projeto demonstra a viabilidade de reimaginar a produção de roupas, destacando como a sinergia entre moda e sustentabilidade pode resultar em criações que preservam tanto a beleza quanto o meio ambiente.
Downloads
References
AMARAL, Mariana Correa do. Reaproveitamento e Reciclagem Têxtil no Brasil: ações e prospecto de triagem de resíduos para pequenos geradores. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
CRABTREE, C.; SHAW, C.Quilting, patchwork & appliqué. London: Thames & Hudson, 2007.
CRUZ, Diego Fernandes Santos et al. Percepção e entendimento do conceito Green Building e sua aplicação por meio das certificações ambientais. 2017.
COSTA, Patrícia Elizabeth Widmer. A trama em atitude simbólica: um olhar da psicologia analítica de Jung sobre mãos que costuram, bordam e tecem. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
DANTAS, Thales Eduardo Tavares et alDesenvolvimento de um método para a avaliação integrada da circularidade e impactos econômico-ambientais do ciclo de vida de organizações. 2023.
DE ASSUNÇÃO NEVES, Renata; DAMAZIO, Vera Maria. Projetando para emoções e relações: um novo paradigma no design contemporâneo. Arcos Design, v. 17, n. 1, p. 123-142, 2024.
DE MOURA, Luiz Antônio Abdalla. Qualidade e gestão ambiental: Sustentabilidade e ISO 14001. Freitas Bastos, 2023.
DE MATOS, Antônio Teixeira. Poluição ambiental: impactos no meio físico. Editora UFV, 2020.
DIAS, Casimiro Cavaco. O Valor da Inovação. Leya, 2016.
FIELL, C.; FIELL, P. Design do século XX. 1. ed. Trad. João Bernardo Boléo. Lisboa: Taschen, 2000.
FIORIN, Márcia Meira Berti et al. Slow fashion no Brasil: análise de experiências de produção de vestuário sustentável na perspectiva dos agentes produtivos à luz de estudos de casos múltiplos. 2020.
FRASQUETE, Daniel Russi. A atuação do designer nos negócios de impacto social na indústria da moda. 2020. Tese de Doutorado.
FRY, T. Reconstruções, ecologia, design, filosofia. São Paulo: Edusp, 2009.
FLEURY, Maria Tereza Leme; DA COSTA WERLANG, Sergio Ribeiro. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. Anuário de Pesquisa GVPesquisa, 2016.
GASSEN, Ana Meri et al. Interseccionalidade, Necropolítica e Crise Ambiental: o Capitalismo e as Trabalhadoras Catadoras de Reciclagens. 2023. Dissertação de Mestrado.
JUCÁ, José Fernando Thomé. Disposição final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. In: Congresso Brasileiro De Geotecnia Ambiental-REGEO. 2003. p. 2003.
LIMA, Andrielle Miranda de. Negócios de impacto: um estudo de caso na produção de moda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MICHELI, Matheus Luiz de Paula. Para além das quatro linhas: redesign de marca e criação de identidade visual para a copa dos refugiados e imigrantes. 2023.
MILAN, Gabriel Sperandio; VITTORAZZI, Camila; REIS, Zaida Cristiane. A redução de resíduos têxteis e de impactos ambientais: um estudo desenvolvido em uma indústria de confecções do vestuário. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 13., 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2010. p. 1-17. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/13semead/resultado/trabalhospdf/282.pdf. Acesso em: 16 jul. 2019.
NADER, Mariana de Sequeira Batista. A importância de falar sobre moda: O fenómeno sócio-histórico e seus estigmas. 2022. Tese de Doutorado.
REZENDE, Márcia Domingos de. Política pública brasileira de financiamento à exportação para pequenas empresas nas áreas têxtil, papel e celulose e software. 2010. Dissertação de Mestrado.
RIZZO, Luisa; FONSECA, Tânia Mara Galli da. O acontecimento patchwork: um modo de apreender a vida. Psicologia & sociedade, v. 22, p. 139-148, 2010.
RUBERT, Alexandre. Expansão de fronteiras agrícolas: tendências e perspectivas. 2023.
SANTOS DE SOUSA, Anne Karoline et al. A SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS DE MÓVEIS PLANEJADOS NA CIDADE DE MANAUS: UM CAMINHO RESPONSÁVEL. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), v. 16, n. 11, 2023.
SILVA, Maíra Fernando da. Análise do comportamento do consumidor organizacional sobre produtos que se enquadram como sustentáveis: um caso no setor de cerâmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso.
SOUZA, Conceição E. et al. O consumo crítico de moda sustententável: significados justificações e práticas do vestuário em São Paulo. 2022.
PAZZINI, Lalesca Minatto et al. Economia circular no setor eletroeletrônico: avaliação da reciclabilidade dos materiais utilizados em um motor elétrico com base na norma EN 45555. 2020.
PIMENTA, Margarida Rosa. A promoção da Inovação Sustentável no contexto empresarial com base nas ferramentas e técnicas de Design Thinking. 2022.
PEREIRA, Luiz Carlos Fernandes. O Design para a Economia Circular, repensando a forma como fazemos as coisas. 2021.
VEZZOLI, Carlo. Design para a sustentabilidade ambiental: O design do ciclo de vida dos produtos. Editora Blucher, 2023.
TOURAINE, A. Crítica da modernidade. Petrópolis RJ: Vozes, 1994
TREVISAN, Andrei Pittol et al. Desenvolvimento e sustentabilidade: uma avaliação da dimensão consumo a partir da geração de resíduos sólidos. 2004.
TEIS, Mirtes Aparecida; TEIS, Denise Terezinha. A abordagem qualitativa: a leitura no campo de pesquisa. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-8, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.