Uma metodologia de desenvolvimento para um jogo de educação corporativa

Autores

  • MÔNICA ASSIS MARQUES BARBOSA ESPM Rio
  • MIRELLA DE MENEZES MIGLIARI ESPM Rio

Palavras-chave:

Teste de produção, Teste de eleição, Ergonomia informacional, Design e educação, Diversidade

Resumo

Este artigo apresenta os métodos provenientes da ergonomia informacional utilizados para o desenvolvimento do jogo de cartas Conversas Produtivas, destinado à educação corporativa, dentre outros. A pesquisa se insere no campo do design informacional e sua interface com o ensino-aprendizagem. O jogo foi aprimorado como projeto de Mestrado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamentos de dados primários e análises detalhadas para desenvolvimento tanto do conteúdo como da programação visual das cartas. Foram aplicados o Teste de Produção e o Teste de Eleição para orientar o design do artefato, com o objetivo de avaliar uma variedade de ícones e ilustrações que retratavam soft skills e diversidade, focando na compreensibilidade. Finalmente, as cartas foram testadas em grupos focais de usuários finais, que forneceram feedback para melhorias no design informacional.  A combinação de métodos utilizados demonstraram ser eficazes no aprimoramento das cartas do jogo e podem ser replicados a outros projetos.

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Biografia do Autor

MÔNICA ASSIS MARQUES BARBOSA, ESPM Rio

Mestre em Economia Criativa, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Marketing, graduada em Administração. MBA em Diversidade e Inclusão nas Organizações (cursando).Autora do Jogo Conversas Produtivas, produto desenvolvido no mestrado. Pesquisadora do LEMBRAR-ESPM-RJ. Pesquisa atual: investigação de dados e fatos relacionados às primeiras brasileiras que competiram no atletismo olímpico.Atuou na indústria farmacêutica e no varejo, liderando equipes. Foi docente de pós-graduação. Atua há mais de 20 anos no segmento de educação corporativa, como palestrante, consultora, mentora, conteudista e facilitadora de aprendizagem utilizando metodologias ativas. Experiência com empresas de diversos segmentos, o que proporcionou conhecimento para criar soluções inovadoras para múltiplos cenários.

Referências

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

Assis Marques Barbosa, M., & DE MENEZES MIGLIARI, M. (2024). Uma metodologia de desenvolvimento para um jogo de educação corporativa. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/54213