O Instagram

uma interface multiplataforma de trabalho para criadores de conteúdo

Autores

  • Rodrigo Ramos UDESC
  • Delcio Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Giselle Merino Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Instagram, design, mídia social, creator

Resumo

Os dispositivos móveis possibilitaram uma ampla variedade de tarefas realizadas no meio digital, assim como o trabalho. Este passou por uma mudança do físico para o cognitivo e aliado ao uso das mídias sociais houve uma demanda de trabalho envolvendo a criação de conteúdo, dos mais diversos segmentos. As mídias, especificamente o Instagram, abriram oportunidades de interação com um público de forma instantânea, originando assim uma nova atuação: o criador de conteúdo digital. Para tanto, como o conteúdo que vai para a internet é crescente, a demanda de trabalho também acompanha este cenário. Desta forma, quais as contribuições dos estudos publicados referente a este cenário? O objetivo deste artigo é analisar e compreender o surgimento da atuação do criador de conteúdo digital, delimitando sua atuação ao Instagram. Desta forma, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre esta mídia social como ferramenta de trabalho, abordando alguns capítulos referentes a  interface multiplataforma, trabalho digital e criadores de conteúdo.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FEDERER, Joe. Psicologia Oculta das Redes Sociais. São Paulo: M.Books. 2022.

FRANÇA, Fernando Wilson de Lima Soares. A MERCADORIA EU: os influenciadores digitais na mídia social instagram. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Unesp, Bauru, 2022. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/237440>. Acesso em: 07 ago. 2023.

GABELLINI, Laryssa da Costa. Plataformas e criadores de conteúdo: notas sobre a gestão algorítima e a busca pelo engajamento no Instagram. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais, [S.I.], v. 1, n.5, nov. 2022. ISSN 2675-4169. Disponível em: <http://www.midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatização-resumos/article/view/1505>. Acesso em: 13 jan. 2024

GROHMANN, Rafael. Trabalho Digital: o papel organizador da comunicação. Comun. Mídia Consumo, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 166-185, jan. 2021. Bimestral. Disponível em: <https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2279/pd>. Acesso em 21 jan. 2024

LARROSA, Luciano. Instagram, WhatsApp e Facebook para negócios. São Paulo: DVS Editora, 2021. Disponível em <https://doceru.com/doc/nnnec05n>. Acesso em 29 de junho de 2023.

MARQUES, Pedro. Smartphones + Palmtops. Smartphones (Palmtops) e seus Sistemas Operativos. 2010. Disponível em <https://www.webartigos.com/artigos/smartphones-palmtops-e-seus-sistemas-operativos/31359>. Acesso em 27 de junho de 2023

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis/RJ: Vozes, Edição do Kindle, 2014.

MARTINS, ngela Araújo Lamarelho. As Novas Profissões da Era Digital: o caso específico dos criadores de conteúdo. 2023. 57 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Braga, 2023. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/85817/1/Angela%20Araujo%20Lamarelho%20Martins.pd>. Acesso em: 09 jan. 2024.

MORAES, N. R.; NUNES, S. G. C.; SOUZA, F. C. As Mídias Digitais e a Nova Sociedade. Palmas,TO: Eduft, 2020. Disponível em <https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2542/1/As%20m%C3%ADdias%20digitais%20e%20a%20nova%20sociedade%20-%20um%20olhar%20sobre%20as%20interações%20humanas%20e%20as%20relações%20organizacionais.pdf>. Acesso 01 de março de 2022.

MUNHOZ, Júlia. Instagram para Negócios. São Paulo: DVS. 2020.

NETTO, Alvin A. de Oliveira. IHC e a Engenharia Pedagógica: Interação Humano Computador. Florianópolis: Visual Books, 2010.

OLIVA, M. (2022). ‘Me encanta mi trabajo, pero es un trabajo’: creadores de conteni- do en redes sociales e imaginarios laborales. Palabra Clave, 25(4), e2544. Disponível em <http://www.scielo.org.com/scielo.php?pid=S0122-82852022000402544&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 jan. 2024

OTA, Thayana N.; MARBACK, Heitor F. O Esgotamento Mental dos Criadores de Conteúdo Diante da Pressão da Carga de Trabalho e Velocidade da Internet. 2022. Disponível em <https://www.researchgate.net/profile/Heitor-Marback/publication/362178245_O_ESGOTAMENTO_MENTAL_DOS_CRIADORES_DE_CONTEUDO_DIANTE_DA_PRESSAO_DA_CARGA_DE_TRABALHO_E_A_VELOCIDADE_DA_INTERNET/links/62daaa4eaa5823729ed7460e/O-ESGOTAMENTO-MENTAL-DOS-CRIADORES-DE-CONTEUDO-DIANTE-DA-PRESSAO-DA-CARGA-DE-TRABALHO-E-A-VELOCIDADE-DA-INTERNET.pdf>. Acesso em 14 de nov. de 2022.

ROBERTO, Karla Cristina Alves. Prazer e sofrimento no trabalho de criação de conteúdo em mídias sociais. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.

ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de Interação: além da interação homem-computador. 3 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SANTOS, Flávio. Economia da Influência. São Paulo: Gente, 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Ramos, R., Pereira, D., & Merino, G. (2024). O Instagram: uma interface multiplataforma de trabalho para criadores de conteúdo. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/53625