O design das telenovelas brasileiras

Uma análise dos processos de produção

Autores

  • Rita Almendra Universidade de Lisboa
  • Myrna Nascimento Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação Não-verbal, Design de Interiores aplicado a ambientações televisivas, Design de Produção, Telenovela.

Resumo

Este projeto de pesquisa discute a importância do design de produção a partir dos objetos e serviços e seus significados, vinculando-o ao processo de industrialização, ao consumo e ao diferencial do produto enquanto signo que personifica. No processo de design, a produção da mídia televisiva propõe uma forma empática de abordar pessoas num ambiente de vivência, que auxilia o designer a conhecer a realidade do grupo da forma mais natural possível. Assim, torna-se mais propenso a compreender melhor os métodos provenientes e sua aproximação crítica e reflexiva em torno da teoria, pesquisa e cultura do design, a partir de uma definição conceitual da extensão do design de produção. Com a revisão da literatura, deu-se início ao objetivo deste estudo que é analisar a forma como o design de produção desafia o tradicionalismo das regras aplicadas nas televisões que, eventualmente, são inadequadas face à valorização da imagem cada vez mais carregada de características estéticas e distanciadas da realidade. E, diante dos alinhamentos tecnológicos da mídia televisiva, como o design de produção (design de espaços televisivos/ design de interiores aplicados a projectos de ambientações) pode contribuir na definição e no desenvolvimento na linguagem do design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Almendra, Universidade de Lisboa

Rita Almendra é designer e professora associada de agregação na Faculdade de Arquitetura da ULisbon. É diretora do Departamento de Design, coordenadora do grupo de Design do CIAUD e membro do Conselho Científico da FA ULisbon. Possui um MBA em gestão com especialização em marketing pela FCEE na Universidade Católica de Lisboa. Seu Mestrado em Gerenciamento de Design foi supervisionado pelo Prof. Charles Waldman do INSEAD. Leciona nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em diversos cursos nas áreas de Teoria e Crítica, Design Studio, Design Sustentável e Gerenciamento de Design. Orientou mais de 60 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado com tópicos relacionados ao seu interesse de pesquisa: Educação e Pesquisa em Design, Design Social, Design para Sustentabilidade e Inclusão

Myrna Nascimento, Universidade de São Paulo

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1985), é mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1994), mestre (1997) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) junto ao Departamento de Projeto, lecionando nos cursos de Arquitetura e Design; também é professora e pesquisadora do Centro Universitário SENAC -SP, onde leciona nos cursos de Design e Arquitetura, coordena o grupo de pesquisa em Comunicação, Arquitetura e Design, sendo líder da linha de pesquisa em Arquitetura e Design . Coordenadora Institucional de Iniciação Científica ? PIBIC no Centro Universitário SENAC a partir de 2020. Foi diretora do Centro Universitário Maria Antônia (USP) no mandato de 2016/2017. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, e Design, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: ensino e experimentação, analogias entre design e arquitetura, projeto/ linguagem /representação, semiótica, história da arte e comunicação/espaço/significação.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. The Fundamentals of Creative Design. Suíça: AVA Book, 2003.

FERRARA, Lucrécia D´Alessio. Do desenho ao design: um percurso semiótico? Galáxia (PUCSP): São Paulo, v.7, p.49-58, 2004.

FORTY, Adrian. Objects of Desire: Design and Society 1750 - 1980. London: Thames and Hudson, 1986.

FROG Design. Creative Toolkit Action. 2012. Disponível em: . Acesso em 28 de abril de 2020.

HESKETT, J. Desing: A very short introduction. Oxford, New York: University of Oxford, 2002.

IDEO. Human Centered Design: Kit de ferramentas. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 de maio de 2020.

KUMAR, V. 101 Design Methods: A Structure Approach for Driving Innovation in Your Organization. 1 ed, New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.

LUMA INSTITUTE. Innovating for People: Handbook of Human-Centered Design Methods. 1 ed. Pittsburgh: Luma Institute, 2012;

MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design. USA: Rockport Publishers, 2012.

RYAN, M.-L. Possible worlds. Interdisciplinary Center for Narratology, Un. Hamburg, 2012. Disponível em: http://wikis.sub.unihamburg. de/lhn/index.php/Possible_Worlds. Acesso em: maio 2020.

RYAN, M.-L. Story/worlds/media: tuning the instruments of a mediaconscious narratology. In: RYAN, M.-L.; THON, J. (Ed.). Storyworlds across media. Lincoln/London: Un. Nebraska Press, 2014.

RYAN, M.-L.; THON, J. (Ed.). Storyworlds across media. Lincoln/ London: Un. Nebraska Press, 2014.

RICCO, Flávio; VANNUCCI, José A. Biografia da televisão brasileira. São Paulo: Matrix, 2017.

ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia; RAMOS, José M. O. A telenovela: história e produção. São Paulo: Brasiliense, 1991.

SCOPINHO, Carlos E. D. A fabricação do consumo: estratégias de merchandising na telenovela Belíssima. São Paulo: Unip, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Almendra, R., & Nascimento, M. . (2020). O design das telenovelas brasileiras: Uma análise dos processos de produção. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 7(1), 93–113. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/32316