A experiência do usuário em meios de pagamentos digitais móveis

Uma revisão dos métodos de avaliação

Autores

  • Sr. João Morisso UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Dr. Marcelo Gitirana UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina

Palavras-chave:

Experiência do usuário, Pagamentos Mobile, Avaliação, Métodos

Resumo

É relevante desenvolver uma pesquisa para identificar e classificar os principais métodos utilizados na avaliação da experiência do usuário dos meios de pagamento mobile nas publicações atuais. Por meio de uma revisão bibliográfica sistemática utilizando as bases de dados ProQuest, Scopus e Web of Science, foram selecionados e classificados estudos com a predominância do tema central deste artigo para a extração e discussão dos métodos mais utilizados. Como resultado, é possível observar a importância do uso de questionários, tanto online quanto aplicados in loco. A revisão dos métodos mais utilizados nos estudos da área pretende facilitar a escolha de futuros pesquisadores ao desenvolver estudos na área de avaliação de experiência do usuário e do uso de meios de pagamentos digital mobile.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. João Morisso, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina

Mestrando do programa de Design: Interfaces e Interações Cognitivas do CEART/UDESC. Com pós-graduação em Gestão da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos na ECA/USP e trabalho de conclusão aprofundando os estudos de comércio eletrônico especificamente para arte contemporânea. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano. Possui experiência nas áreas de Comunicação, Branding e Design.

Dr. Marcelo Gitirana, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design e em Administração daquela universidade, assim como no curso de pós-graduação em Design da UFSC. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia e usabilidade, e desenvolvimento de TAs, metodologia de projeto e desenvolvimento colaborativo de produtos. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE (1992). Realizou mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na UFSC (1997 e 2006), na área de Projeto de Sistemas Mecânicos. Fez estágio de pós-doutorado em Design Cerâmico na A2D (Agência para o Design Cerâmico) da UFSC em 2008. Trabalhou como engenheiro de projeto mecânico na Rhodia Nordeste (1992 a 1994) e como engenheiro de produto da Volkswagen-Audi em Curitiba (1998 a 2002). Foi engenheiro residente na sede da Volkswagen, em Wolfsburg na Alemanha (1999 a 2000).

Referências

Referências Bibliográficas

Castells, M. 1999. A Sociedade em rede. A era da informação: economia sociedade e cultura. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Hassenzahl, M., Diefenbach, S., Goritz, A. 2010. Needs, affect, and interactive products ”“ facets of user experience, Interacting Comput., Vol. 22, No. 5: 353”“362.

Imbachi, J. L. C. et al. 2015. Mobile payments system employing NFC technology under the Android operating system. Sistemas & Telematica, Vol. 13, No. 33: 77-87.

Morisso, J. G. D. 2018. Do ambiente físico ao ciberespaço: articulações entre mercado de arte contemporânea brasileira e o comércio eletrônico em 2018. 90 f. Especialização (Lato-Sensu). Curso do programa de pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo.

Rogers, Y., Sharp, H., Preece, J. 2011. Design De Interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.

Schneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N. 2017. Designing The User Interface: Strategies For Effective Human-computer Interaction. 6. ed. Inglaterra: Pearson.

Referências de artigos citados

Ali, M. et al. 2019. A process approach to examining mobile commerce adoption progression. Journal of Systems and Information Technology, Vol.21, No. 2: 215-235.

Bhullar, A., Gill, P. S. 2019. Future of Mobile Commerce: An exploratory study on factors affecting mobile users' behaviour intention. International Journal of Mathematical, Engineering and Management Sciences, Vol. 4, No. 1: 245-258.

Cao, X. et al. 2018. Understanding mobile payment users’ continuance intention: a trust transfer perspective. Internet Research, Vol. 28, No. 2: 456-476.

Gao, L., Waechter, K. A. 2017. Examining the role of initial trust in user adoption of mobile payment services: an empirical investigation. Information Systems Frontiers, Vol. 19, No. 3: 525-548.

Hedman, J., Henningsson, S. 201). The new normal: Market cooperation in the mobile payments ecosystem. Electronic Commerce Research and Applications, Vol. 14, No. 5: 305-318.

Imbachi, J. L. C. et al. 2015. Mobile payments system employing NFC technology under the Android operating system. Sistemas & Telematica, Vol. 13, No. 33: 77-87.

Jokinen, J. P. P. 2015. Emotional user experience: Traits, events, and states. International Journal of Human-Computer Studies, Vol. 76: 67-77.

Kujala, S. et al. 2017. The role of expectations in service evaluation: A longitudinal study of a proximity mobile payment service. International Journal of Human-Computer Studies, Vol. 98: 51-61.

Lin, J. et al. 2014. Understanding the evolution of consumer trust in mobile commerce: a longitudinal study. Information Technology and Management, Vol. 15, No. 1: 37-49.

Malaquias, R. F., Hwang, Y. 2017. Mixing Business And Pleasure: Empirical Implications For Trust In Mobile Banking. Journal of Electronic Commerce Research, Vol. 18, No. 3: 212-224.

Mha, K. 2015. A Mobile Banking Adoption Model in the Jordanian Market: An Integration of TAM with Perceived Risks and Perceived Benefits. Journal of Internet Banking and Commerce, Vol. 20, No. 3: 1-35.

Owusu Kwateng, K. et al. 2019. Acceptance and use of mobile banking: an application of UTAUT2. Journal of Enterprise Information Management, Vol. 32, No. 1: 118-151.

Qu, Y. et al. 2018. Influencing Factors Analysis for a Social Network Web Based Payment Service in China. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, Vol. 13, No. 3: 99-113.

Reuver, M. et al. 2009. How new billing processes reshape the mobile industry. Info: the Journal of Policy, Regulation and Strategy for Telecommunications, Information and Media, Vol. 11, No. 1: 78-93.

Rodrigues, H. et al. 2014. Mobipag: Integrated mobile payment, ticketing and couponing solution based on NFC. Sensors (Switzerland), Vol. 14, No. 8: 13389-13415.

_______. et al. 2016. Gamification: A framework for designing software in e-banking. Computers in Human Behavior, Vol. 62: 620-634.

Schrepp, M. et al. 2017. Design and Evaluation of a Short Version of the User Experience Questionnaire (UEQ-S). International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, Vol. 4, No. 6: 103-108.

Su, P. et al. 2018. How users’ Internet experience affects the adoption of mobile payment: a mediation model. Technology Analysis and Strategic Management, Vol. 30, No. 2: 186-197.

Shang, D., Wu, W. 2017. Understanding mobile shopping consumers’ continuance intention. Industrial Management & Data Systems, Vol. 117, No. 1: 213-227.

Sripalawat, J. et al. 2011. M-Banking in metropolitan Bangkok and a comparison with other countries. The Journal of Computer Information Systems, Vol. 51, No. 3: 67-76.

Tam, C. et al. 2018. Exploring the influential factors of continuance intention to use mobile Apps: Extending the expectation confirmation model. Information Systems Frontiers, 1-15.

Zhou, T. 2012. Examining mobile banking user adoption from the perspectives of trust nd flow experience. Information Technology and Management, Vol. 13, No. 1: 27-37.

_______. 2013. An empirical examination of the determinants of mobile purchase. Personal and Ubiquitous Computing, Vol. 17, No. 1: 187-195.

_______. 2014. Understanding the determinants of mobile payment continuance usage. Industrial Management & Data Systems, Vol. 114, No. 6: 936-948.

_______. 2015. An Empirical Examination of Users' Switch from Online Payment to Mobile Payment. (Research Article)(Report). International Journal of Technology and Human Interaction 11.

_______. 2017. Understanding location-based services users’ privacy concern. Internet Research, Vol. 27, No. 3: 506-519.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Danesi Morisso, J. G., & Gitirana Gomes Ferreira, M. (2020). A experiência do usuário em meios de pagamentos digitais móveis: Uma revisão dos métodos de avaliação. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 7(1), 73–92. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/32190