A experiência do usuário em meios de pagamentos digitais móveis
Uma revisão dos métodos de avaliação
Palavras-chave:
Experiência do usuário, Pagamentos Mobile, Avaliação, MétodosResumo
É relevante desenvolver uma pesquisa para identificar e classificar os principais métodos utilizados na avaliação da experiência do usuário dos meios de pagamento mobile nas publicações atuais. Por meio de uma revisão bibliográfica sistemática utilizando as bases de dados ProQuest, Scopus e Web of Science, foram selecionados e classificados estudos com a predominância do tema central deste artigo para a extração e discussão dos métodos mais utilizados. Como resultado, é possível observar a importância do uso de questionários, tanto online quanto aplicados in loco. A revisão dos métodos mais utilizados nos estudos da área pretende facilitar a escolha de futuros pesquisadores ao desenvolver estudos na área de avaliação de experiência do usuário e do uso de meios de pagamentos digital mobile.
Downloads
Referências
Referências Bibliográficas
Castells, M. 1999. A Sociedade em rede. A era da informação: economia sociedade e cultura. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra.
Hassenzahl, M., Diefenbach, S., Goritz, A. 2010. Needs, affect, and interactive products ”“ facets of user experience, Interacting Comput., Vol. 22, No. 5: 353”“362.
Imbachi, J. L. C. et al. 2015. Mobile payments system employing NFC technology under the Android operating system. Sistemas & Telematica, Vol. 13, No. 33: 77-87.
Morisso, J. G. D. 2018. Do ambiente físico ao ciberespaço: articulações entre mercado de arte contemporânea brasileira e o comércio eletrônico em 2018. 90 f. Especialização (Lato-Sensu). Curso do programa de pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo.
Rogers, Y., Sharp, H., Preece, J. 2011. Design De Interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.
Schneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N. 2017. Designing The User Interface: Strategies For Effective Human-computer Interaction. 6. ed. Inglaterra: Pearson.
Referências de artigos citados
Ali, M. et al. 2019. A process approach to examining mobile commerce adoption progression. Journal of Systems and Information Technology, Vol.21, No. 2: 215-235.
Bhullar, A., Gill, P. S. 2019. Future of Mobile Commerce: An exploratory study on factors affecting mobile users' behaviour intention. International Journal of Mathematical, Engineering and Management Sciences, Vol. 4, No. 1: 245-258.
Cao, X. et al. 2018. Understanding mobile payment users’ continuance intention: a trust transfer perspective. Internet Research, Vol. 28, No. 2: 456-476.
Gao, L., Waechter, K. A. 2017. Examining the role of initial trust in user adoption of mobile payment services: an empirical investigation. Information Systems Frontiers, Vol. 19, No. 3: 525-548.
Hedman, J., Henningsson, S. 201). The new normal: Market cooperation in the mobile payments ecosystem. Electronic Commerce Research and Applications, Vol. 14, No. 5: 305-318.
Imbachi, J. L. C. et al. 2015. Mobile payments system employing NFC technology under the Android operating system. Sistemas & Telematica, Vol. 13, No. 33: 77-87.
Jokinen, J. P. P. 2015. Emotional user experience: Traits, events, and states. International Journal of Human-Computer Studies, Vol. 76: 67-77.
Kujala, S. et al. 2017. The role of expectations in service evaluation: A longitudinal study of a proximity mobile payment service. International Journal of Human-Computer Studies, Vol. 98: 51-61.
Lin, J. et al. 2014. Understanding the evolution of consumer trust in mobile commerce: a longitudinal study. Information Technology and Management, Vol. 15, No. 1: 37-49.
Malaquias, R. F., Hwang, Y. 2017. Mixing Business And Pleasure: Empirical Implications For Trust In Mobile Banking. Journal of Electronic Commerce Research, Vol. 18, No. 3: 212-224.
Mha, K. 2015. A Mobile Banking Adoption Model in the Jordanian Market: An Integration of TAM with Perceived Risks and Perceived Benefits. Journal of Internet Banking and Commerce, Vol. 20, No. 3: 1-35.
Owusu Kwateng, K. et al. 2019. Acceptance and use of mobile banking: an application of UTAUT2. Journal of Enterprise Information Management, Vol. 32, No. 1: 118-151.
Qu, Y. et al. 2018. Influencing Factors Analysis for a Social Network Web Based Payment Service in China. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, Vol. 13, No. 3: 99-113.
Reuver, M. et al. 2009. How new billing processes reshape the mobile industry. Info: the Journal of Policy, Regulation and Strategy for Telecommunications, Information and Media, Vol. 11, No. 1: 78-93.
Rodrigues, H. et al. 2014. Mobipag: Integrated mobile payment, ticketing and couponing solution based on NFC. Sensors (Switzerland), Vol. 14, No. 8: 13389-13415.
_______. et al. 2016. Gamification: A framework for designing software in e-banking. Computers in Human Behavior, Vol. 62: 620-634.
Schrepp, M. et al. 2017. Design and Evaluation of a Short Version of the User Experience Questionnaire (UEQ-S). International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, Vol. 4, No. 6: 103-108.
Su, P. et al. 2018. How users’ Internet experience affects the adoption of mobile payment: a mediation model. Technology Analysis and Strategic Management, Vol. 30, No. 2: 186-197.
Shang, D., Wu, W. 2017. Understanding mobile shopping consumers’ continuance intention. Industrial Management & Data Systems, Vol. 117, No. 1: 213-227.
Sripalawat, J. et al. 2011. M-Banking in metropolitan Bangkok and a comparison with other countries. The Journal of Computer Information Systems, Vol. 51, No. 3: 67-76.
Tam, C. et al. 2018. Exploring the influential factors of continuance intention to use mobile Apps: Extending the expectation confirmation model. Information Systems Frontiers, 1-15.
Zhou, T. 2012. Examining mobile banking user adoption from the perspectives of trust nd flow experience. Information Technology and Management, Vol. 13, No. 1: 27-37.
_______. 2013. An empirical examination of the determinants of mobile purchase. Personal and Ubiquitous Computing, Vol. 17, No. 1: 187-195.
_______. 2014. Understanding the determinants of mobile payment continuance usage. Industrial Management & Data Systems, Vol. 114, No. 6: 936-948.
_______. 2015. An Empirical Examination of Users' Switch from Online Payment to Mobile Payment. (Research Article)(Report). International Journal of Technology and Human Interaction 11.
_______. 2017. Understanding location-based services users’ privacy concern. Internet Research, Vol. 27, No. 3: 506-519.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.