A cocriação da moda

Como o usuário compartilha ideias com o designer

Autores

  • Fernanda Klauck Universidade Feevale/RS
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosana Vaz Silveira Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS
  • Marina Torres
  • Franciele da Silva

Palavras-chave:

cocriação, compartilhamento de ideias, moda, consumidor

Resumo

O ato do vestir de cada indivíduo compreende aspectos sobre a sua relação entre a moda e a sua personalidade. O presente estudo apresenta uma reflexão no ato de criar do designer e o ato de vestir do consumidor, enfocando aspectos que norteiam a relação criador e cliente. O objetivo é aplicar o conceito de cocriação na atuação do designer de moda, que através dos estilos comportamentais desenvolve uma parceria com o usuário identificando aspectos que norteiam uma coleção de moda.

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Biografia do Autor

Fernanda Klauck, Universidade Feevale/RS

Fernanda Klauck é graduanda de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale/RS e integrante do Grupo de Pesquisa Indústria Criativa, na mesma instituição.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cristiano Max Pereira Pinheiro é formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1999), Mestre em Comunicação Social, também pela PUCRS (2002) com a dissertação "Imagem Analógica, Digital e o Imaginário, e o Doutor em Comunicação Social, pela mesma universidade, com a tese "Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação". Foi Coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propagada de 2007 a 2014, é Coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE em Novo Hamburgo/RS. Articulador do Setor de Economia Criativa, participa de grupos de desenvolvimento de políticas articuladas com o Governo Federal, esteve na Missão Brasil/Espanha/Inglaterra de Produção de Conteúdos Digitais.

Rosana Vaz Silveira , Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS

Rosana Vaz Silveira é doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS; mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo/SP. Desde 2001, atua no mercado publicitário nas áreas de construção de marcas, identidade visual, embalagem, projeto gráfico editorial e audiovisual. Desde 2008 é professora da Universidade Feevale em Novo Hamburgo para os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Moda. Atua no Projeto de Extensão Aruanda e do Projeto de Extensão Mútiplas Leituras. Participa do GP de Indústria Criativa e o GP de Estudos do Discurso.

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Publicado

2020-12-24 — Atualizado em 2020-12-24

Versões

Como Citar

Klauck, F., Pereira Pinheiro, C. M., Vaz Silveira , R., Torres, M., & da Silva, F. (2020). A cocriação da moda: Como o usuário compartilha ideias com o designer. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 7(1), 57–72. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/31479