A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças

Autores

  • Eliane Jordy
  • Rita Couto

Palavras-chave:

materiais didáticos, educação infantil, design em situação de aprendizagem, design educação

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão em torno do material didático constituído pela experiência do Design visando contribuir para a criação de materiais didáticos e objetos propositores cuja orientação está voltada para a interação aluno/professor/ informações /conhecimento. Em seguida, discutimos o papel do material didático como um dos agentes mediadores de experiências significativas no processo de aprendizagem dos alunos. Por fim, refletimos sobre os materiais didáticos, cujo princípio básico é a construção do conhecimento ao operar com conceitos e poéticas, além de possibilitar uma forma de relação a partir da subjetividade dos sujeitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COUTO, R. Design em Situações de Ensino-aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação. Rio de Janeiro: Rio Book is. 1a Edição, 2014.
________. Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design. In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Câmara (Eds). Anais [Oral] do 7o Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings [Oral] of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015.
CLARK, L. Caminhando, 1964. In: revista Artcultura, Uberlância, v. 10, n.17, Dez. 2008.
________. Coleção Arte Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
________. Livro-obra. Rio de Janeiro, 1983.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1971.
EFLAND, A. d.; FRIEDMAN, K. e STUHR, P. Educación y el arte posmoderno. barcelona: paidos, 2003.
FISCARELLI, R. B. Material didático e prática docente. In: I Encontro IberoAmericano de Educação. Alcalá de Henares, 2006.
________. Material didático: discursos e saberes. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2008.
FRASCARA, J. Deseño gráfico para la gente. Comunicaciones de masa y cambio social. Ediciones Infinito. Buenos Aires, 1998.
JORDY, E. Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo. Práticas interdisciplinares em uma Escola Pública de Artes. Dissertação (Mestrado em Design) - Departamento de Artes & Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
________. Cartografia de Espaços de Educação para crianças pequenas sob o olhar do Design. Tese (Doutorado em Design) - Departamento de Artes & Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
KARLING, A. A didática necessária. São Paulo: IBRASA, 1991.
KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo. Maringá, v. 6, n. 1, jan-jun. 2001.
LARROSA, J. Experiência e paixão. In: LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MAMEDE-NEVES, M. A. Values or technological efficiency: what is essencial in a pedagogical project? In: BOUFOY-BASTICK, B. The International handbook os cultures of teacher education: comparative international issues in curriculum and pedagogy Estrasburg: Analytrics, 2012.
MARTINS, M. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.
ROLNIK, S. Afinal, o que há por trás da coisa corporal? Disponível em https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/coisacorporal.pdf. Acesso em julho de 2018.
VIGOTSKY, L. S. Psicología Del Arte. Barcelona, Barral Editores, 1972.
________. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo. Maringá, v. 6, n. 1, jan-jun. 2001.
LARROSA, J. Experiência e paixão. In: LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Jordy, E., & Couto, R. (2019). A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças . Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 6(1), 34–56. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28947