Who’s afraid of Ontology? Tables, Humans and the arrival of Object-Oriented Social Theory (O.O.S.T)

Conteúdo do artigo principal

Thiago Pinho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PINHO, Thiago. Who’s afraid of Ontology? Tables, Humans and the arrival of Object-Oriented Social Theory (O.O.S.T). Das Questões, [S. l.], v. 18, n. 1, 2023. DOI: 10.26512/dasquestoes.v18i1.51952. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/51952. Acesso em: 25 dez. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ALEXANDER, Jeffrey. “The New Theoretical Movement”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 4, p. 5-28, 1987.

BALZAC, Honoré. A comédia humana: estudos sobre costumes: cenas de uma vida privada. São Paulo: Globo, 2012.

BECKER, Ernst. A negação da morte. Rio de Janeiro: Editora Record, 1973.

BERGER, Peter. O Dossel Sagrado: Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Edições-Paulinas Publishing House, 1985.

BOURDIEU, Pierre. Meditações Cartesianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BRYANT, Levi. Democracy of Objects. London: Open Humanities Press, 2011.

CALVINO, Italo. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Company of letters, 1990.

DELEUZE, Gilles. A thousand Plateaus: capitalism and schizophrenia. London: University of Minnesota Press, 1987.

DELEUZE, Gilles. Imagem e Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

DERRIDA, Jacques. Derrida, Jacques. Writing and Difference. Chicago: University of Chicago, 1978.

DOSTOIÉVSKI, Fiodor. Crime e Castigo. São Paulo: Martin Claret Publishing, 2004.

DURKHEIM, Emile. The rules of sociological method. New York: Free Press, 1982.

FROOM, Erich. The discovery of the social unconscious. São Paulo: Editora Manole LTDA, 1990.

HAIDT, Jonathan. The Righteous Mind: Why Good People are Divided by Politics and Religion. New York: Pantheon Books, 2012.

JAMES, William. Pragmatism: a new name for some old ways of thinking. Lisbon: National Press. 1997.

GADAMER, Hans-Georg. Truth and Method. Rio de Janeiro: Voices, 1997.

GASSET, Ortega. O homem e a gente. Rio de Janeiro: Editora Livro Ibero Americano, 1964.

GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Publisher, 1973.

GIDDENS, Anthony. The transformação da intimidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.

GRAEBER, Davida. “Radical alterity is just another way of saying “reality”: A reply to Eduardo Viveiros de Castro” Journal of Ethnographic Theory, 5, p. 1–41, 2015.

HARMAN, Graham. Immaterialism: Objects and Social Theory. Cambridge: Polity Press, 2017.

HARMAN, Graham. The Quadruple Object. United Kingdom: Zero Press, 2010.

HARMAN, Graham. Weird Realism: Lovecraft and philosophy. United Kingdom: Zero Press, 2012.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1985.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. São Paulo: Voices. 1986.

HOLBRAAD, Martin; Pedersen, Morten Axel. The Ontological Turn: An Anthropological Exposition. Cambridge: University Printing House, 2017.

JASPERS, Karl. Philosophy of existence. Philadelphia: University of Pensylvania Press, 1971.

JOAS, Hans. “Giddens’ Theory of Structuration: Introductory Remarks on a Sociological Transformation of the Philosophy of Praxis” International Sociology, 2, p. 13–26, 1987.

GARFINKEL, Harold. Studies in ethnomethodology. New Jersey: Prentice-Hall, 1967.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. São Paulo: Sabotage, 1963.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e Justificação: Ensaios Filosóficos. São Paulo: Loyola, 1999.

HUSSERL, Edmund. A ideia de fenomenologia. Rio de Janeiro: Editions 70, 1986.

KOTARBA, Joseph; Melnikov, Andrey. “Existential Sociology”. Willey Online Library, 1, p. 1-6, 2015.

KATZ, Jack; Csordar, Thomas. “Phenomenological Ethnography in Sociology and Anthropology”, Sage Publication, 4, p. 275-288, 2003.

LATOUR, Bruno. The pasteurization of France. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

LATOUR, Bruno; Harman, Graham & Erdélyi, Peter (eds.) The Prince and the Wolf: Latour and Harman at the LSE. Zero Books, 2011.

MALABOU, Catherine. Can We Relinquish the Transcendental? Journal of Speculative Philosophy, 28, v. 3, p.242-255, 2014.

MASSUMI, Bryan. What the animals can teach us about politics? US: Duke University Press, 2014.

MERLEAU-PONTY, Maurice. “O cinema e a nova psicologia”, A experiência do cinema, pp. 101-119, 1983.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

PROUST, Marcel. In search of lost time. Rio de Janeiro: Zahar, 1913.

PINHO, Thiago de Araujo. Descentrando a linguagem: Deleuze, Latour e a Terceira revolução copernicana nas Ciências Sociais.

SCHÜTZ, Alfred. A fenomenologia e as relações sociais. São Paulo: Zahar, 1979.

SHELLEY, Mary. O último homem. São Paulo: Landmark, 2010.

SOKOLOWSKI, Robert. Introduction to phenomenology. Cambridge: University Press. 2000. Sparrow, Tom. The end of phenomenology. Cambridge: University Press, 2014.

TARDE, Gabriel. Monodologia e Sociologia. São Paulo: Cosacnaify, 2007.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Cosmological Deixis and Amerindian Perspectivism”, The Journal of the Royal Anthropological Institute, 4, pp. 469-88, 1998.

ẐIẐEK, Slavoj. Enjoy Your Symptom. UK: Routledge, 1992.

ẐIẐEK, Slavoj. How to read Lacan? New York: W. W. Norton & Company, 2006.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.