Filosofia africana e etnofilosofia: Uma abordagem da concepção de Paulin Hountondji a partir do baraperspectivismo

Autores

  • Rodrigo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v4i1.16211

Resumo

Resumo: Este trabalho é uma abordagem da concepção de filosofia africana em
Paulin Hountondji e de sua crítica ao livro Filosofia bantu. Tal abordagem se
desenvolve com base no conceito de baraperspectivismo, um paradigma de
produção teórica que nasceu do desejo de superar as determinações do lógos e os
preconceitos da ciência produzidos na modernidade.
Palavras-chave: filosofia africana, etnofilosofia, Paulin Hountondji, filosofia
bantu, Placide Tempels, baraperspectivismo, filosofia do trágico.

Abstract: This work is an approach to the design of African philosophy in Paulin
Hountondji and his criticism of the book Bantu philosophy. Such an approach is
based on the concept of baraperspectivism, a theoretical production paradigm that
was born from the desire to overcome the determinations of lógos and the
prejudices of science produced in modernity.
Keywords: African philosophy, ethnophilosophy, Paulin Hountondji, Bantu
philosophy, Placide Tempels, baraperspectivismo, tragic philosophy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Oswald de. A utopia antropofágica. 4ª Edição. São Paulo, Globo, 2011.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro, revisão de Fernando Rosa Ribeiro, Rio de Janeiro, Contraponto, 1997.

ASANTE, Molefi Kete. “Afrocentricidade”: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora.Tradução de Carlos Alberto Medeiros, São Paulo, Selo Negro, p. 93-110, 2009.

BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

BURCKHARDT, Jacob. Reflexiones sobre la Historia Universal. Tradução de Wenceslao Roces Suárez, México DF, Fondo de Cultura Económica, 1943.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renatoda Silveira, Salvador, EDUFBA, 2008.

____________. Les damnés de la terre. In: Oeuvres. Paris, La Découverte, 2011.

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche x Kant: uma disputa permanente a respeito de liberdade, autonomia e dever. Rio de Janeiro, Casa da palavra. São Paulo, Casa do saber, 2012.

HOUNTONDJI, Paulin. African philosophy. Myth and reality. 2ª Edição. Tradução de Henri Evans. Bloomington e Indianapolis, Indiana University Press, 1996.

____________. Conhecimento de África e conhecimento de africanos:duas perspectivas sobre os estudos africanos. In: SANTOS, Boaventura S.; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Revisão de Margarida Gomes. São Paulo, Cortez Editora, p.131-144, 2010.

KANT, Emmanuel. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Tradução de Vinícius de Figueiredo, Campinas, Papirus, 1993.

MASOLO, Dimas. African philosophy in search of identity. Nairobi, East African Educational Publishers, 1995.

MBITI, John S. African Religions and philosophy. Garden City, Anchor Books, 1970.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2009.

MURICY, Katia. Nietzsche, crítico da cultura. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, v.143, p.55-71, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. Wagner em Bayreuth. Tradução de Anna Hartman Cavalcanti, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2009.

____________. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza, São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

____________. Além do bem e do mal. Tradução de Paulo César de Souza, São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

____________. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

____________. O caso Wagner / Nietzsche contra Wagner, tradução de Paulo César de Souza, São Paulo, Companhia das Letras, 1999.

____________. Crepúsculo dos ídolos. Tradução de Paulo César de Souza, São Paulo, Companhia das Letras, 2006.

____________. O anticristo. Tradução de Paulo César de Souza, São Paulo, Companhia das Letras, 2007.

NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. Rio de Janeiro, CEAP, 2011.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os NÃ gô e a Morte. Petrópolis, Vozes, 2008.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida. Rio de Janeiro, DP&A, 2005.

TEMPELS, Placide. Bantu philosophy. Tradução de Colin King, Paris, Présence Africaine, 1969.

WIREDU, Kwasi. Philosophy and an African culture. Cambridge, Cambridge University Press, 1980.

____________. Introduction: African philosophy in our time. In: A companion to African philosophy. Editado por Kwasi Wiredu. Oxford, Blackwell Publishing, 2004.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Como Citar

DOS SANTOS, Rodrigo. Filosofia africana e etnofilosofia: Uma abordagem da concepção de Paulin Hountondji a partir do baraperspectivismo. Das Questões, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.26512/dasquestoes.v4i1.16211. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/16211. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos