CCRU: 30 ANOS

2025-03-26

NOVA CHAMADA DE SUBMISSÕES

(English Below)

“O CCRU se desencadeia retrocronicamente a partir de Outubro de 1995, e utiliza Sadie Plant como uma tela e a Universidade de Warwick como seu habitat temporário… O CCRU alimenta-se de estudantes de graduação + acadêmicos com malfuncionamento (Nick Land) + pesquisadores independentes +…. Em seu ponto 0 o CCRU era o nome de uma porta no Departamento de Filosofia da Universidade de Warwick. Por isso agora é oficialmente dito que o CCRU não existe, nunca existiu e nunca existirá.” (Comunicado 1 da Unidade de Pesquisa da Cultura Cibernética, Novembro 1997)*

 

De acordo com os princípios da Hiperstição, basicamente não há diferença entre um universo, uma religião e uma farsa. Todos envolvem uma engenharia de manifestação, ou ficção prática, que é, em última análise, indigna de crença. Nada é verdade, porque tudo está em produção. Como o futuro é uma ficção, ele tem uma realidade mais intensa do que o presente ou o passado. A CCRU usa e é usada pela hyperstição para colonizar o futuro, trafegar com o virtual e se reinventar continuamente. (Comunicado 2 da Unidade de Pesquisa da Cultura Cibernética, Novembro 2001)**

 

Muito se fala, atualmente, sobre Aceleracionismos, Realismo Especulativo, Ontologias Orientadas ao Objeto, Xenofeminismo, Neo-racionalismo, mas pouco se fala - ou quase nada - do rizoma cujas raízes espalharam e disseminaram tais ideias ou de onde brotaram tais pensadores, há quase 30 anos. A Unidade de Pesquisa da Cultura Cibernética (Cybernetic Culture Research Unit, ou CCRU para os íntimos) é um híbrido da década de 1990, suas entranhas organo-maquínicas eram alimentadas pelo contexto cultural, econômico e político, como o advento de novas tecnologias, a consolidação do neoliberalismo e a dissolução da União Soviética. 

 

Mesmo que sua presença se desse, inicialmente, em uma sala da universidade, suas atividades de caráter experimental fugiam das formalidades acadêmicas na tentativa de compreender o emaranhado social do final do século XX e início dos anos 2000. Seus membros não se entendiam como acadêmicos, mas fantoches de entidades culturais e tecnológicas, o que coloca a CCRU na vanguarda do uso de tecnologias, diferindo de outros grupos de pesquisa, que investiam em metodologias e temas tradicionais; por isso, desde cedo, havia já uma proximidade com questões como as inteligências artificiais, fazendo delas parte de sua própria liturgia e mitologia. Para a CCRU, cultura é cibernética, pensar a cultura é pensar seu atravessamento (e estimulação) tecnológico e virtual, a CCRU se afasta, assim, de uma ideologia tecnofóbica que predominava na academia. Não é por acaso que seu nome leva estes dois termos como aspectos fundamentais, e por isso encontramos em seu website textos que abordam o pânico com o bug do milênio e que previam o impacto da internet e de computadores nas relações sociais, que vemos hoje. A CCRU busca conexão com a cultura periférica e marginal(izada) e sua intensificação, ao invés “‘representar o outro’ ou falar no lugar do oprimido”, pois enxerga nestes espaços e vivências o caráter mutante e hypersticioso de toda a cibernética cultural global.

 

As práticas experimentais abrangiam revistas (***collapse e Abstract Culture), conferências (Virtual Futures e Virotechnology) e parcerias com coletivos (O[rphan] D[frift>]). Os marcos de pesquisas transitavam a cultura underground, a ficção científica de Octavia Butler, William Gibson, William Burroughs, o cinema cyberpunk, com o impacto de obras como O Exterminador do Futuro e Blade Runner, o ocultismo lovecraftiano, a ufologia e o ciberfeminismo. Também vemos preocupações com questões de futurismos em diásporas, como o afro, o indo e o sinofuturismo - temáticas muitas vezes ignoradas nas recepções posteriores devido a polêmicas em torno de Land. O ciberespaço é o fluxo mobilizador de sua produção, uma ficção científica materializada e que embaralha as fronteiras entre ficção e ciência, não é cópia do mundo, mas parte dele, assim como o corpo tem seu cyberspaço, é o futuro virtual e zona de guerra (K-War), como a prever a globalização e imediatização das redes sociais e plataformas virtuais, a virulência de fake news e o uso de bots e de algoritmos no campo político.

 

Como é notado a partir de noticiários e recentes discussões teóricas, o ciberespaço tornou-se a zona de guerra (cosmo)política do presente. Como preconizado por Plant, não apenas a academia, mas até o fazer guerra se tornaria completamente transformado a partir desse espaço. Para além de entender as big tech, o sillicon valley e essas gigantes infraestruturas digitais, a CCRU também fornece repertório riquíssimo para compreender a produção cultural paralela a essas transformações socioeconômicas, políticas e tecnológicas.  

 

Sem a pretensão de esgotar as possibilidades de abordagem do tema, este volume pretende reunir trabalhos que reflitam a produção filosófica e experimental da CCRU, aceitando submissões desde artigos, traduções, ensaios e produções artísticas.

 

O prazo final para o envio de artigos para o volume é 31 de Julho de 2025.

 

As normas para publicação estão disponíveis na área de Submissão e somente serão aceitos textos dentro do padrão da plataforma.

 

As submissões devem ser ser feitas SOMENTE por meio da plataforma da Revista Das Questões e com um comentário ao Editor informando que o texto faz parte da chamada “CCRU: 30 Anos”.

 

Link para a submissão: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/information/authors 

 

Qualquer dúvida pode ser enviada ao seguinte emaii: revistadasquestoes@gmail.com

*Tradução feita por Clarice Pelotas: https://medium.com/@claricepelotas/entrevista-de-simon-reynolds-com-o-ccru-a-academia-renegada-1998-4e64e0b2540c 
**Tradução livre, fonte: Ccru Writings 1997-2003, pela Time Spiral Press, 2015


**************************************************************************
CALL FOR PAPERS

CCRU: 30 years

 

Ccru retrochronically triggers itself from October 1995, using Sadie Plant as a screen and the UK University as a temporary habitat. The CCRU feeds on undergraduates + malfunctioning academics (Nick Land) + independent  esearchers + …. At its point 0 the CCRU was the name of a door in the Philosophy Department at the University of Warwick. So it is now officially stated that the CCRU does not exist, never has existed and never will exist.” (Cybernetic Culture Research Unit Press Release 1, November 1997)*

 

According to the tenets of Hyperstition, there is no difference in principle between a universe, a religion, and a hoax. All involve an engineering of manifestation, or practical fiction, that is ultimately unworthy of belief. Nothing is true, because everything is under production. Because the future is a fiction it has a more intense reality than either the present or the past. Ccru uses and is used by hyperstition to colonize the future, traffic with the virtual, and continually re-invent itself. (Communiqué Two Message to Maxence Grunier 2001)**

 

Much is said today about Accelerationisms, Speculative Realism, Object-Oriented Ontologies, Xenofeminism, and Neo-Rationalism, but little—or almost nothing—is said about the rhizome whose roots spread and disseminated such ideas or where these thinkers emerged nearly 30 years ago. The Cybernetic Culture Research Unit (CCRU) is a hybrid of the 1990s, its organo-mechanical innards fueled by the cultural, economic, and political context, such as the advent of new technologies, the consolidation of neoliberalism, and the dissolution of the Soviet Union.

 

Although its presence initially took place in a university room, its experimental activities escaped academic formalities in an attempt to understand the social entanglement of the late 20th and early 21st centuries. Its members did not see themselves as academics but as puppets of cultural and technological entities, which places the CCRU at the forefront of technology use, differing from other research groups that invested in traditional methodologies and themes. Thus, from an early stage, there was already a proximity to issues such as artificial intelligence, making it part of their own liturgy and mythology. For the CCRU, culture is cybernetic; thinking about culture means thinking about its technological and virtual traversal (and stimulation). In this way, the CCRU distances itself from the technophobic ideology that predominated in academia. It is no coincidence that its name carries these two terms as fundamental aspects, which is why we find on its website texts addressing the panic over the Y2K bug and predicting the impact of the internet and computers on social relations, as we see today. The CCRU seeks connection with peripheral and marginalized culture and its intensification, rather than "representing the other" or speaking on behalf of the oppressed, as it sees in these spaces and experiences the mutant and hyperstitious character of all global cybernetic culture.

 

Its experimental practices encompassed magazines (***Collapse and Abstract Culture), conferences (Virtual Futures and Virotechnology), and collaborations with collectives (O[rphan] D[frift>]). Its research landmarks traversed underground culture, the science fiction of Octavia Butler, William Gibson, and William Burroughs, cyberpunk cinema with the impact of works like The Terminator and Blade Runner, Lovecraftian occultism, ufology, and cyberfeminism. We also see concerns with futurisms in diasporas, such as Afro-, Indo-, and Sinofuturism—themes often ignored in later receptions due to controversies surrounding Land. Cyberspace is the mobilizing flow of its production, a materialized science fiction that blurs the boundaries between fiction and science. It is not a copy of the world but part of it, just as the body has its cyberspace. It is the virtual future and a war zone (K-war), foreseeing the globalization and immediacy of social networks and virtual platforms, the virulence of fake news, and the use of bots and algorithms in the political field.

 

As noted from news reports and recent theoretical discussions, cyberspace has become the (cosmo)political war zone of the present. As predicted by Plant, not only academia but even warfare would become completely transformed through this space. Beyond understanding big tech, Silicon Valley, and these giant digital infrastructures, the CCRU also provides a rich repertoire for understanding cultural production parallel to these socioeconomic, political, and technological transformations.

 

Without claiming to exhaust the possibilities of approaching the topic, this volume aims to gather works that reflect the philosophical and experimental production of the CCRU, accepting articles, translations, essays, and artistic productions.

 

The deadline for submitting items for the volume is July 31, 2025.

 

The publication guidelines are available in the Submission section, and only texts adhering to the platform's standards will be accepted.

 

The submissions must be ONLY through the *Revista Das Questões* platform, with a comment to the Editor stating that the text is part of the call for papers "CCRU: 30 Years."


Submissions link: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/information/authors

Any questions can be sent to the following email: revistadasquestoes@gmail.com.

*Source: Mark Fisher blog, http://k-punk.abstractdynamics.org/archives/004807.html 
**Source: Ccru Writings 1997-2003, by Time Spiral Press, 2015