EXTREMØPHILIA
3º NÚMERO DA EXTREMØPHILIA
Dossiê Temático: Imaginários Oceânicos
Prazo para submissão: 20 de julho de 2025
O oceano tem sido representado, ao longo dos séculos, como um espaço de mistério, vastidão e forças incontroláveis. Mitos, literatura, cartografias e narrativas científicas moldaram diferentes percepções sobre suas profundezas, determinando em grande medida as relações humanas com seus recursos e ecossistemas.
Hoje, diante das transformações climáticas e da crescente degradação dos mares, é urgente repensar essas representações e conceber novas epistemologias que reconheçam o papel vital do oceano para a manutenção da vida na Terra.
A intersecção entre arte e ciência oceânica emerge, assim, como um campo fértil para a construção de novas narrativas, metodologias e formas de sensibilização que articulem conhecimentos empíricos, científicos, estéticos e políticos.
Como campo de investigação e experimentação, o diálogo arte-ciência contribui para fomentar estratégias de engajamento socioambiental e transformar o imaginário coletivo acerca do mar, anteriormente visto como abundante e infinito, mas que agora evidencia sinais de profunda degradação devido aos impactos antropogênicos, como poluição sistemática das águas, invasão de microplásticos, aquecimento atmosférico que promove o derretimento das geleiras, acidificação e desoxigenação da água, comprometendo a biodiversidade marinha e a sustentabilidade planetária. Ao mesmo tempo, a arte-ciência abre caminhos para novas percepções, integrando estéticas expandidas e visualização sensível de dados, contribuindo para a mobilização política em torno de temas marinhos.
Por meio da convergência entre oceanografia, etnociências, artes visuais e narrativas imersivas, novas abordagens para o oceano têm sido formuladas, visando não apenas à produção de conhecimento, mas também à emergência de economias regenerativas. A urgência climática impõe a necessidade de gerarmos novos Imaginários Oceânicos e novas Subjetividades Marinhas.
Diante disso, esta chamada aberta convida pesquisadores, artistas e cientistas a contribuírem com reflexões, projetos e experiências sobre arte e ciência oceânica, com ênfase nos seguintes temas:
- Regeneração de ecossistemas marinhos;
- Energias renováveis;
- Plastisfera: Ecossistema microbiano que se desenvolve na superfície de resíduos plásticos encontrados nos oceanos. Acúmulo de plástico e nanoplástico em ambientes marinhos.
- Mitigação e adaptação climática;
- Saneamento básico inteligente;
- Oceanopolítica (disputas territoriais, novos portos marítimos na América Latina, controle de rotas marítimas, defesas nacionais, Amazônia Azul, entre outros);
- Elemento Água (limpeza de rios, água potável para todos, interfaces entre tecnologia, água, aquedutos, mapeamento de rios, rios voadores, etc.);
- Planctonfuturismo;
- Oceanofuturismo;
- Oceano e decolonialidade;
- Subjetividade marinha;
- Imaginários Oceânicos;
- Epistemologias transdisciplinares em arte e ciência oceânica;
- Processos colaborativos e redes interinstitucionais para pesquisa e criação;
- Visualização de dados e experimentações estéticas sobre ecossistemas marinhos;
- Narrativas sensíveis e imersivas sobre biodiversidade e mudanças climáticas;
- Interfaces entre arte, tecnologia e oceanografia;
- Práticas curatoriais e expositivas sobre arte e ciência oceânica;
- Cultura oceânica e territorialidades: saberes tradicionais e sustentabilidade marinha;
- Transversalidade entre educação, ciência e arte na sensibilização ambiental.
O que mais você trouxer, nos surpreenda!
As submissões selecionadas integrarão uma edição especial da revista Das Questões, que será o 3º número da coleção Extremophilia.
Sobre a Publicação: A coleção EXTREMØPHILIA é uma publicação acadêmica dedicada à intersecção crítica entre práticas artísticas, científicas e tecnológicas. Este dossiê especial reúne textos e produções visuais que propõem novas sensibilidades e imaginários oceânicos, em diálogo com as humanidades e as ciências naturais, alinhando-se às metas de sustentabilidade da Década do Oceano e da Cultura Oceânica.
Pretende-se, assim, ampliar o debate sobre o papel da arte-ciência oceânica diante das emergências ambientais contemporâneas, construindo relações com o mar pautadas pela regeneração ecológica, pela abundância interespecífica e pela sustentabilidade efetiva.
Prazo para submissão: 20 de julho de 2025.
Informações: labarteciencia@gmail.com
Convidamos pesquisadores, artistas e cientistas a somarem-se a essa discussão e expandirem as possibilidades de um pensamento oceânico transdisciplinar.
Formas de Contribuição:
- Artigos científicos (4.000 a 8.000 palavras);
- Ensaios visuais (até 10 imagens com texto crítico);
- Resenhas críticas sobre publicações recentes;
- Entrevistas com artistas, cientistas e ativistas;
- Traduções de artigos relevantes.
Aceitamos artigos em Inglês, Espanhol e Português.
Organização:
Dra. Fabiane M. Borges - Pesquisadora do Laboratório de Arte e Ciências Oceânicas / Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano / Instituto Oceanográfico da USP. http://lacoiousp.wordpress.com
Dr.Prof. Alexander Turra - Coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano / Professor do Instituto Oceanográfico da USP. https://catedraoceano.iea.usp.br/
Realização:
Revista Das Questões (UNB) https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/
Publicação Associada: Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos: https://catedraoceano.iea.usp.br/
Laboratório de Arte e Ciência Oceânica - LACO (IOUSP):http://lacoiousp.wordpress.com
Psique.Space – Laboratório Social para o Futuro: http://psique.space
Apoio: São Paulo Ocean Week: https://www.spoceanweek.com.br/
Hashtags: #ImagináriosOceânicos #ArteCiênciaTecnologia #Oceanopolítica #SubjetividadesMarinhas #FuturoDoOceano
[English:]
OPEN CALL 3rd ISSUE OF EXTREMØPHILIA Oceanic Art and ScienceDAS QUESTÕES JOURNAL – UNB
6.3 – 2025
https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/
Thematic Dossier: Oceanic Imaginaries
Submission deadline: July 20, 2025
The ocean has long been depicted as a realm of mystery, vastness, and uncontrollable forces. Myths, literature, cartographies, and scientific narratives have shaped different perceptions of its depths, greatly influencing human relationships with its resources and ecosystems.
Today, in the face of climate transformations and increasing marine degradation, it is urgent to rethink these representations and develop new epistemologies that recognize the ocean’s vital role in sustaining life on Earth.
The intersection of oceanic art and science emerges as a fertile ground for constructing new narratives, methodologies, and sensibilization strategies that integrate empirical, scientific, aesthetic, and political knowledge. As a field of inquiry and experimentation, the art-science dialogue fosters socio-environmental engagement strategies and transforms the collective imaginary of the sea—once seen as abundant and infinite but now revealing severe degradation due to anthropogenic impacts such as systematic water pollution, microplastic invasion, atmospheric warming leading to ice melting, ocean acidification, and deoxygenation, all of which threaten marine biodiversity and planetary sustainability.
At the same time, the art-science convergence opens new pathways for perception, incorporating expanded aesthetics and sensitive data visualization, contributing to political mobilization around marine issues. Through the convergence of oceanography, ethnosciences, visual arts, and immersive narratives, new approaches to the ocean are being formulated, aiming not only at knowledge production but also at the emergence of regenerative economies. The climate crisis demands the creation of new oceanic imaginaries and marine subjectivities.
This open call invites researchers, artists, and scientists to contribute reflections, projects, and experiences on oceanic art and science, focusing on the following themes:
- Marine ecosystem regeneration;
- Renewable energies;
- Plastisphere: Microbial ecosystem that develops on the surface of plastic debris found in the oceans.Plastic and nanoplastic accumulation in marine environments;
- Climate mitigation and adaptation;
- Smart basic sanitation;
- Oceanopolitics (territorial disputes, new maritime ports in Latin America, control of maritime routes, national defense, Blue Amazon, among others);
- The water element (river cleaning, potable water access for all, technology-water interfaces, aqueducts, river mapping, flying rivers, etc.);
- Planktonfuturism;
- Oceanofuturism;
- Ocean and decoloniality;
- Marine subjectivities;
- Oceanic imaginaries;
- Transdisciplinary epistemologies in oceanic art and science;
- Collaborative processes and interinstitutional networks for research and creation;
- Data visualization and aesthetic experimentation on marine ecosystems;
- Sensitive and immersive narratives on biodiversity and climate change;
- Interfaces between art, technology, and oceanography;
- Curatorial and exhibition practices on oceanic art and science;
- Oceanic culture and territorialities: traditional knowledge and marine sustainability;
- Transversality between education, science, and art in environmental awareness;
- Other perspectives you bring—surprise us.
Selected submissions will be part of a special issue of Das Questões journal, the 3rd issue of the Extremophilia collection.
About the PublicationThe EXTREMØPHILIA collection is an academic publication dedicated to the critical intersection of artistic, scientific, and technological practices. This special dossier gathers texts and visual productions that propose new sensibilities and oceanic imaginaries, in dialogue with the humanities and natural sciences, aligning with the sustainability goals of the UN Decade of Ocean Science and Ocean Literacy.
The aim is to broaden the debate on the role of oceanic art-science in contemporary environmental emergencies, fostering new relationships with the sea based on ecological regeneration, interspecies abundance, and effective sustainability.
Submission deadline: July 20, 2025
Contact: labarteciencia@gmail.com
We invite researchers, artists, and scientists to join this discussion and expand the possibilities of transdisciplinary oceanic thinking.
Submission Formats- Scientific articles (4,000–8,000 words);
- Visual essays (up to 10 images with a critical text);
- Critical reviews of recent publications;
- Interviews with artists, scientists, and activists;
- Translations of relevant articles.
We accept submissions in English, Spanish, and Portuguese.
Editors:Dr. Fabiane M. Borges – Researcher at the Laboratory of Oceanic Art and Science / UNESCO Chair for Ocean Sustainability / Oceanographic Institute, USP
http://lacoiousp.wordpress.com
Dr. Prof. Alexander Turra – Coordinator of the UNESCO Chair for Ocean Sustainability / Professor at the Oceanographic Institute, USP
https://catedraoceano.iea.usp.br/
Revista Das Questões (UNB) https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/
Publicação Associada: Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos: https://catedraoceano.iea.usp.br/
Laboratório de Arte e Ciência Oceânica - LACO (IOUSP):http://lacoiousp.wordpress.com
Psique.Space – Laboratório Social para o Futuro: http://psique.space
Apoio: São Paulo Ocean Week: https://www.spoceanweek.com.br/
https://www.spoceanweek.com.br/