O Barata Ribeiro 200 com pós-escrito de Yvonne Maggie e comentários de Anthony Leeds
Palavras-chave:
Antropologia urbana, Copacabana, Barata Ribeiro 200, hierarquia social e status, etnografiaResumo
Trata-se de uma etnografia da vida dos moradores de um prédio em Copacabana. Realizado em 1970 como trabalho final do curso Antropologia urbana curso Antropologia urbana no Programa de Pós-Graduação em Antropologia social do Museu Nacional da UFRJ. O curso foi ministrado pelo professor Anthony Leeds. O artigo descreve a vida e as representações dos moradores do edifício Barata Ribeiro 200 e aponta para as principais hipóteses e conclusões que serão desenvolvidas por Gilberto Velho no seu clássico A utopia urbana e na sua obra posterior. Gilberto Velho e Yvonne Maggie, na época casados, fizeram um trabalho de campo pioneiro ao vivenciarem o dia a dia dos moradores do prédio de apartamentos conjugados, ao mesmo tempo em que residiam em um edifício semelhante em outra rua do mesmo bairro. O artigo conta com um pós-escrito de 2013 de Yvonne Maggie e ainda traz as observações do professor Anthony Leeds ao trabalho e ao casal de jovens antropólogos de 1970.
Downloads
Referências
PEREIRA, Luiz. 1969. “Urbanização e Subdesenvolvimento”. Coleção Textos Básicos de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
STAVENHAGEN, Rodolfo. 1966. “Estratificação Social e Estrutura de Classe”. Coleção Textos Básicos de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en