Individualismo e desmapamento

Antropologia e psicanálise

Autores

  • Gilberto Velho

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

A posição da Antropologia e a amplitude de seu campo de pesquisa colocaram-na desde os seus primordios como interlocutora de diferentes disciplinas. No Brasil o desenvolvimento dos trabalhos antropológicos nos últimos anos fez com que debates e discussões fossem suscitados com sociólogos, cientistas políticos, econo, mistas, historiadores, etc. Inevitavelmente, dentro da complexidade e variedade de seu objeto de investigação aprofunda- se também o diálogo com a psicologia e a psicanálise ou, de um modo geral, com as disciplinas que têm no individuo o seu foco central. É dentro desta perspectiva que o livro de Sérvulo A. Figueira ”” O Contexto Social da Psicanálise * ”” recentemente publicado, aparece como marco importante para o desenvolvimento de uma linha de reflexão. Originalmente, dissertação de mestrado de Psicologia, esse trabalho tem como referência básica não só a problemática do indivíduo mas, especificamente, a própria terapia psicanalítica. É em função dessas preocupações que o autor recorre e incorpora uma bibliografia de ciências sociais, particularmente de antropologia ou de trabalhos que vêm sendo sistematicamente usados por antropólogos como a obra de G. Simmel. Este e Louis Dumont são cuidadosamente examinados, sobretudo no que se refere às suas colocações sobre a própria constituição da individualidade e das ideologias individualistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU FILHO, Ovidio de. O Parentesco como sistpma de representações: um estudo de caso. In: VELHO, G. & FIGUEIRA, S. Família, psicologia e sociedade. Rio de Janeiro, Campus, 1981.
----------- . Parentesco e identidade social. Anuário Antropológico, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1982.
DUARTE, Luiz Fernando Dias. Doença de nervos; um estudo de representação e visão de mundo de um grupo de trabalhadores. In: RODRIGUES, Leôncio Martins et alii. Trabalho e cultura no Brasil. Brasília, ANPOCS/CNPq, 1982. (Série Ciências Sociais Hoje 1).
DUMONT, Louis. The modern conception of the individual. Notes on its genesis and that of concomitant institutions. In: Contributions to Indian sociology, VIII.
------------. Homo Hierarquicus, an essay on the caste system. Chicago, The University of Chicago Press, 1970.
------------. Homo Aequalis. Paris, Gallimard, 1977. FRY, Peter. Para inglés ver. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
LUKES, S. Individualism. Nova York, Harper Torchbooks, 1973.
VELHO, Gilberto C. A. Individualismo e cultura; notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro, 1981.
VELHO, Yvonne Maggie. Guerra de Orixá; un estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Como Citar

Velho, Gilberto. 2018. “Individualismo E Desmapamento: Antropologia E psicanálise”. Anuário Antropológico 6 (1):312-17. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6210.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.