A construção social da dívida na suinocultura integrada

Autores

  • Maria Ignez Silveira Paulilo

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Em Santa Catarina, o tempo "sistema de integração" é utilizado tanto por técnicos quanto por agricultores. Um produtor é integrado quando produz matéria-prima para uma empresa sob a supervisão direta desta empresa, recebendo dela insumos e orientação técnica, por um lado, e comprometendo- se, por outro, a entregar-lhe toda a produção. A relação entre pequenos produtores de matérias-primas e agroindústrias tem-se constituído em nosso tema de estudo nos sete últimos anos. Esse interesse levou-nos a realizar duas pesquisas em épocas e locais distintos. A primeira delas foi na região oeste do Estado de Santa Catarina em 1980 e a segunda, que é a que nos fornece material para esse artigo, foi realizada no sul do mesmo Estado em 1983. No oeste entrevistamos suinocultores e avicultores e, no sul, suinocultores, avicultores e fumicultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTMANN, Rubens. 1980. Analysis de Ia Filiirt de Viande Porcine dans l'Etat de Santa Catarina - Brisil. Tese de doutoramento apresentada na Faculté de Droit et des Economiques. Montpellier (mimeo).
BESKOW, Paulo R. 1980. Agricultura e capitalismo no Brasil. Encontros com a Civilização Brasileira 19: 113-125. Rio de Janeiro.
CEAG/SC (Centro de Assistência Gerencial de Santa Catarina). 1978. Análise do Sistema de Integração Agroindustrial em Suínos e Aves em Santa Catarina. Florianópolis (mimeo).
______. 1980. Evolução Histórico-Econõmica de Santa Catarina: Estudo das Alterações Estruturais (Séc. XVII - I960). Florianópolis.
CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). 1980. Notas para o Estudo da Expansão do Capitalismo em Santa Cruz do Sul. SSo Paulo.
CRIAEC (Central Regional de Informações Agropecuárias e Econômicas). 1982. Sistemas Integrados de Produção; Análise Especial. Boletim CRIAEC 1 (5). Ijuf.
CHAYANOV, A.V. 1981. "Sobre a Teoria dos Sistemas Econômicos não Capitalistas". In A Questão Agrária (J. Graziano da SILVA e Verena STOLCKE, orgs.). São Paulo: Brasiliense. pp. 133-163.
CRAVO, Vera Z. 1978. O Ramal da Fome: a Pequena Produção Agrícola e o Capitalismo. Dissertação de mestrado apresentada na Pontificia Universidade Católica. São Paulo (mimeo.).
DALL'ALBA, João L. 1973. O Vale de Braço do Norte. Orleans: Edição do Autor. 13. Ribeiro et alii (1981: 128); CEAG/SC (1978: 276); Dal Rosso et alii (1981: 110); Liedke (1977: 113) e Lenzi et alii (1981: 108).
______. 1983. Imigração Italiana em Santa Catarina. Porto Alegre: Universidade de Caxias do Sul e Escola Superior de Teologia SSo Lourenço de Brindes; Florianópolis: Lunardelli.
DAL ROSSO, Sadi et alii. 1981. A Produção Integrada Contratual na Avicultura do Distrito Federal. Relatório de pesquisa. Brasilia (mimeo.).
FOSTER, George M. 1967. "Peasant Society and the Image of Limited Good". In Peasant Society - a Reader (POTTER, DIAZ e FOSTER, orgs.) Boston; Little, Brown & Co. pp. 300-323.
LENZI, Zuleika M., M. M. Amélia DICKIE e M. Ignez PAULILO. 1981. Análise da Ação Assistencial e Extensionista de Órgãos Públicos e Privados em Área Rural do Estado de Santa Catarina. Relatório de pesquisa apresentado & UFSC/FUCAT. Florianópolis (mimeo.).
LIEDKE, Élide R. 1977. Capitalismo e Camponeses. Dissertação de mestrado apresentada na Universidade de Brasilia. Brasília (mimeo.).
LOVISOLO, Hugo R. 1982. Terra, Trabalho e Capital; Produção Familiar e Acumulação. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGAS do Museu Nacional da UFRJ. Rio de Janeiro (mimeo.).
PAULILO, M. Ignez. 1987. A Integração no Sul do Estado de Santa Catarina. Tese de doutoramento apresentada ao PPGAS do Museu Nacional da UFRJ. Rio de Janeiro (mimeo.).
PINTO, L. Carlos G. 1981. Notas sobre a Política de Crédito Rural. Campinas (mimeo.).
RIBEIRO, Ivan de O. et alii. 1981. Modernização e Diferenciação Social na Agricultura Brasileira; um Estudo no Extremo-Oeste do Paraná. Relatório de Pesquisa apresentado ao Ministério da Agricultura/Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro (mimeo.).
SEYFERT, Giralda. 1983. A Colonização Alemã no Vale do Itajaí-Mirim; um Estudo de Desenvolvimento Econômico. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGAS do Museu Nacional da UFRJ. Rio de Janeiro (mimeo.).
SILVA, J. Graziano da. 1982. A Modernização Dolorosa: Estrutura Agrária, Fronteira Agrícola e Trabalhadores Rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar.
SOLÉ, Miguel. 1985. "Las Condiciones de Vida y de Trabalho de los Trabajadores Rurales Argentinos". Trabalho apresentado no Primer Congreso Argentino de Antropologia Rural. Buenos Aires (mimeo.).
SORJ, Bernardo. 1980. Estado e Classes Sociais na Agricultura Brasileira. Rio de Janeiro: Zahar.
VELHO, Otávio G. 1980. Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro: Zahar.
WILKINSON, John. 1986. O Estado, a Agricultura e a Pequena Produção. SSo Paulo: Hucitec; Salvador CEPA/BA.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Como Citar

Paulilo, Maria Ignez Silveira. 2018. “A construção Social Da dívida Na Suinocultura Integrada”. Anuário Antropológico 14 (1):131-50. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6433.