Delineando Agentes e Políticas de Valor na Economia Turística do Vale Sagrado de Cusco
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.9511Palabras clave:
desenvolvimento, economia politica, turismo rural e comunitario, autenticidadeResumen
No presente artigo me baseio em notas etnográficas e teóricas para descrever aspectos do mercado turístico no Vale Sagrado de Cusco, Peru. Guiada por Victoria, descrevo a cadeia produtiva da região composta por múltiplos atores, arranjos de poder e uma vigorosa produção da diferença alinhada a circunstâncias históricas. Destaco as ações de Victoria na comunidade de Accha Alta, a presença da World Vision, e o Centro de Textiles Tradicionales del Cusco na medida que estes agregam valores em meio as trocas no mercado turístico. Diante dessa ampla rede de produção turística, proponho as seguintes questões: mulheres como Victória estão sendo exploradas e são vítimas de um mercado opressor? Os projetos exógenos e as transações culturais sob os imperativos do mercado são os vilões da história peruana e outras latino americanas? Embora não haja uma resposta fácil para tais emaranhados, argumento que a partir da ferramenta metodológica do turismo, é possível vislumbrar a extensa e multifacetada cadeia comercial marcada por discursos desenvolvimentistas e autorizações transnacionais.
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