Delineando Agentes e Políticas de Valor na Economia Turística do Vale Sagrado de Cusco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9511

Palavras-chave:

desenvolvimento, economia politica, turismo rural e comunitario, autenticidade

Resumo

No presente artigo me baseio em notas etnográficas e teóricas para descrever aspectos do mercado turístico no Vale Sagrado de Cusco, Peru. Guiada por Victoria, descrevo a cadeia produtiva da região composta por múltiplos atores, arranjos de poder e uma vigorosa produção da diferença alinhada a circunstâncias históricas. Destaco as ações de Victoria na comunidade de Accha Alta, a presença da World Vision, e o Centro de Textiles Tradicionales del Cusco na medida que estes agregam valores em meio as trocas no mercado turístico. Diante dessa ampla rede de produção turística, proponho as seguintes questões: mulheres como Victória estão sendo exploradas e são vítimas de um mercado opressor? Os projetos exógenos e as transações culturais sob os imperativos do mercado são os vilões da história peruana e outras latino americanas? Embora não haja uma resposta fácil para tais emaranhados, argumento que a partir da ferramenta metodológica do turismo, é possível vislumbrar a extensa e multifacetada cadeia comercial marcada por discursos desenvolvimentistas e autorizações transnacionais.

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Biografia do Autor

Bruna Pratesi de Oliveira, University of Brasilia

Master’s degree in Social Anthropology from the University of Brasilia, Brazil. Researcher at MOBILE (Ethnographic Laboratory of Circulations and Migratory Dynamics) at the Department of Social Anthropology, University of Brasilia.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

Pratesi de Oliveira, Bruna. 2023. “Delineando Agentes E Políticas De Valor Na Economia Turística Do Vale Sagrado De Cusco”. Anuário Antropológico 47 (1):228-43. https://doi.org/10.4000/aa.9511.