A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)

Auteurs-es

  • Luiz Eduardo Soares

Mots-clés :

Antropologia

Résumé

Ensaios Antropológicos sobre Moral e Ética reúne oito estudos de Roberto Cardoso de Oliveira e de Luís R. Cardoso de Oliveira, quatro de cada autor. A despeito de ser uma coletânea, os capítulos compõem uma unidade, no plano do conteúdo analítico e das perspectivas teóricas. Todos remetem à inspiração filosófica de Karl-Otto Apel e Jurgen Habermas. Os textos de Roberto Cardoso de Oliveira aproximam-se mais do Kantismo explicitamente assumido de Apel, enquanto os de Luis R. Cardoso de Oliveira dialogam mais intensamente çom o kantismo redefinido pelo reconstrutivismo habermasiano. No entanto, a unidade resiste às distinções teóricas sutis, até mesmo porque, como diz o próprio Apel ”” e a despeito dos esforços habermasianos de afirmar sua diferença relativamente ao idealismo crítico de Kant ””, o pensamento de Habermas é inegavelmente kantiano. Todos os oito ensaios, por vias diversas, refletem sobre “a moralidade [que] envolve o ‘bem viver’, em seu sentido de vida justa e proba no mundo da vida, [e] a eticidade [que] envolve o dever, como o valor mais alto de uma pessoa, portanto, de um ser social” (: 60 ”” RCO).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CARDOSO DE OLIVEIRA, Luís R. 1989. Fairness and Communication in Small Claims Courts. Ph.D. dissertation, Harvard University. Ann Arbor: University Microfilms International (Order # 8923299).
HABERMAS, Jurgen. 1984. The Theory of Communicative Action. Volume 1. Boston: Beacon Press.
JAEGER, Werner. 1986. A Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, Brasilia: Editora Universidade de Brasília.
RAWLS. 1971. A Theory o f Justice. Cambridge: Harvard University Press.
SOARES, Luiz Eduardo. 1994. O Rigor da Indisciplina: Ensaios de Antropologia Interpretativa. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
______ . 1995. A Invenção do Sujeito Universal. Campinas: Editora da UNICAMP.
VAZ, Henrique C. de Lima. 1988. Escritos de Filosofia II: Ética e Cultura. São Paulo: Loyola.

Téléchargements

Publié-e

2018-02-06

Comment citer

Soares, Luiz Eduardo. 2018. « A Antropologia Como Experimento Reflexivo E ação ética Do Intelectual Público (Ensaios antropológicos Sobre Moral E Ética, De Roberto Cardoso De Oliveira E Luís R. Cardoso De Oliveira) ». Anuário Antropológico 21 (1):207-20. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6671.