ROSA, Fernando. 2015. The Portuguese in the Creole Indian Ocean: essays in historical cosmopolitanism. London: Palgrave Macmillan. 224 pp.

Autores

  • Joaze Bernardino-Costa
  • Cristina Patriota de Moura

DOI:

https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6345

Palavras-chave:

crioulo, cosmopolita

Resumo

A bela foto da capa do livro The Portuguese in the creole Indian Ocean: essays in historical cosmopolitanism ”“ um barco rústico aportado numa praia e o belo oceano verde-esmeralda se confundindo com o céu azul ”“ diz muito sobre o autor e o livro. Não sabemos se o barco está saindo ou chegando. Assim também é Fernando Rosa, pesquisador que temos o prazer de conhecer há quase duas décadas. De estudante de graduação e mestrado em antropologia na Universidade de Brasília, lançou-se ao mar para fazer doutorado em antropologia na Universiteit Utrecht, na Holanda, numa pesquisa comparativa sobre a “democracia racial” brasileira e o apartheid sul-africano. Como resultado dessa estadia na Holanda e África do Sul, passou a fazer pesquisas sobre crioulização e identidade no antigo império colonial holandês, que resultou em textos sobre Suriname, Curaçau, Aruba e Indonésia. Após idas e vindas para o Brasil, Rosa passou uma temporada significativa da sua vida em cidades influenciadas pelas rotas e pelos itinerários do Oceano Índico: Cidade do Cabo, Trivandrum (Kerala, Índia), Macau e Malaca. Assim como os habitantes e viajantes do Oceano Índico tecem histórias, Rosa pode ser visto como um etnógrafo contador de histórias sobre uma parte do mundo pouco conhecida por nós, que infelizmente ainda temos rotas de viagem e migração restritas a alguns poucos países europeus e da América do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Subrahmanyam, Sanjay. 1997. “Connected histories: notes towards the reconfiguration of early modern Eurasia”. Modern Asian Studies, 31(3):735-762.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Bernardino-Costa, Joaze, e Cristina Patriota de Moura. 2018. “ROSA, Fernando. 2015. The Portuguese in the Creole Indian Ocean: Essays in Historical Cosmopolitanism. London: Palgrave Macmillan. 224 Pp”. Anuário Antropológico 42 (1):317-21. https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6345.