Sociedade e Agricultura

(Auto?) Crítica

Auteurs-es

  • Mireya Suárez

Mots-clés :

Antropologia, Crítica

Résumé

Refiro-me à coletânea de Otávio G. Velho,* que reúne dez textos de sua autoria, sendo um deles inédito e os demais já publicados entre 1967 e 1980. Deveria, aqui, resenhar este livro, como me foi solicitado por membros do Conselho Editorial do Anuário Antropológico. No entanto, ao invés de uma resenha, proponho-me a tecer alguns comentários sobre os propósitos da coletânea ”” tal como foram, segundo minha dedução, concebidos pelo autor ”” e sobre o significado do pensamento de Velho para o entendimento da questão agrária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOURDIEU P., Chamboredon J. C. & PASSERON, J. C. El Oficio de Sociólogo: Pressupostos Epistemológicos. México, Siglo Veintiuno Editores, 1975.
CÂNDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. 2." ed., São Paulo, Livraria Duas Cidades, 1971.
HEREDIA, B. M. A. de. A Morada da Vida: Trabalho familiar de Pequenos Produtores do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
MEYER, R. D. A Terra do Santo e o Mundo dos Engenhos: Estudo de uma Comunidade Rural Nordestina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.
PEIRANO, M. G. e S. “The Anthropology of Anthropology: The Brazilian Case”. Tese de Doutoramento. Harvard University (mimeo), 1981.
WOORTMANN, E. F. “Sitiantes e Roceiros: A Produção Camponesa num Contexto de Pecuarização”. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de Brasília (mimeo), 1981.

Téléchargements

Publié-e

2018-01-19

Comment citer

Suárez, Mireya. 2018. « Sociedade E Agricultura: (Auto?) Crítica ». Anuário Antropológico 7 (1):302-16. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6264.