A reflexão antropológica sobre desigualdade e o paradoxo da fundamentação vazia

Auteurs-es

  • Roberto Freitas Filho Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7256-3417

DOI :

https://doi.org/10.4000/153hg

Mots-clés :

Simpósio de Livro, Desigualdade de tratamento e cidadania no Brasil: pontos, contrapontos e dilemas da igualdade cidadã

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Roberto Freitas Filho, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Brasília, DF, Brasil

Roberto Freitas Filho possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos, doutorado e mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado pela Universidade de Wisconsin - Madison - EUA, pela Università La Sapienza - Roma e pela Universidade de Brasília – UnB.
Foi Professor convidado na Università La Sapienza - Roma, na University of Wisconsin - Madison (EUA), na Unversidad Nacional del Litoral (Argentina) e na Universidad de Granada (Espanha).
Atualmente é Professor dos Programas de Doutorado e Mestrado do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP; Professor Colaborador da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB e Desembargador no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – Brasília.
Foi coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário de Brasília - UniCeub, avaliador de cursos jurídicos do Ministério da Educação, onde foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino Jurídico. Foi, ainda, membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia - CTNBio, Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça – SDC/MJ e Membro do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, além de membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-DF.
Presentemente lidera o Grupo de Pesquisa Jurisprudência, Hermenêutica e Direitos Fundamentais – JHEDI, com pesquisas na área de Filosofia e Teoria Geral do Direito, conduzindo estudos sobre decisões judiciais e dimensões do conceito de igualdade. 

Téléchargements

Publié-e

2025-11-24

Comment citer

Filho, Roberto Freitas. 2025. « A reflexão antropológica Sobre Desigualdade E O Paradoxo Da fundamentação Vazia ». Anuário Antropológico 50 (1):e-153hg. https://doi.org/10.4000/153hg.

Numéro

Rubrique

Simpósio de livro