Carlos Vives redefinindo o “local” Colômbia através de um vallenato world music

DOI :

https://doi.org/10.4000/aa.4031

Mots-clés :

World music, vallenato, Carlos Vives, Colômbia, local

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar o que é a categoria world music e como ela se perfilou especificamente na Colômbia através do gênero musical “local” vallenato e dos novos estilos de fusões musicais colombianas que surgiram nos anos 2000. Na Colômbia, o vallenato world music da década de 1990 ajudou a redefinir uma imagem midiática mais favorável do país pelo mundo. Na atualidade, a fórmula da hibridação de músicas folclóricas com sons mainstream ainda é tendência no mercado musical colombiano. Para os países classificados como primeiro mundo, tais ritmos latinos são atraentes somente quando vistos por meio da máscara do exótico, do estereótipo. Assim, esse é um recurso que os próprios músicos acabam utilizando para poderem vender seu produto globalmente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-19

Comment citer

« Carlos Vives Redefinindo O “local” Colômbia através De Um Vallenato World Music ». 2020. Anuário Antropológico 44 (2):305-28. https://doi.org/10.4000/aa.4031.