Interesse moderno pelo folclore
nação e cultura no Mapa Musical do Brasil da gravadora Marcus Pereira
Palabras clave:
Música popular brasileira, consumo musical, cultura popular, nacionalismoResumen
Analiso a construção de uma imagem de nação no “Mapa Musical do Brasil” produzido pela gravadora Discos Marcus Pereira entre 1972 e 1976. Tal representação da nacionalidade brasileira colocava a “cultura popular” como guardiã da autenticidade cultural do país. A análise volta-se, por um lado, para as idéias de nacionalidade e de cultura popular sustentadas pelos integrantes da gravadora e para a articulação dessas representações no processo de produção dos discos. Por outro, olha o disco enquanto objeto de consumo que propõe um ato de música por meio da fusão de sistemas de significados (som, imagem, texto) e como dispositivo simbólico que suscita, nesse caso, uma experiência da nacionalidade.
Descargas
Citas
ANDRADE, Mário de. 2006 [1928]. Ensaio sobre a música brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia.
ATTALI, Jaques. 1985. Noise: the political economy of music. Minneapolis: University of Minnesota Press.
BARTHES, Roland. 2001 [1964]. “Semântica do objeto”. In: ___. A Aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes. pp. 205-218.
BLACKING, John. 1995. Music, culture and experience: selected papers of John Blacking. Chicago: The University of Chicago Press.
BURKE, Peter. 1989. Cultura popular na idade moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. 2004. “Cultura Popular e Sensibilidade Romântica: as danças dramáticas de Mário de Andrade”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 19 (54):57-78.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro et al. 1992. “Os estudos de folclore no Brasil”. In: Seminário folclore e cultura popular: as várias faces de um debate. Rio de Janeiro: IBAC/MinC. pp. 101-112.
DOUGLAS, Mary & ISHERWOOD, Baron. 2004. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ.
FELD, Steven. 1995. “From schizophonia to schismogenesis: the discourses and practices of World Music and World Beat”. In: George Marcus & Fred Myers (eds.). The traffic in culture: refiguring art and anthropology. Berkeley / Los Angeles: University of California Press. pp. 96-126.
GONÇALVES, José Reginaldo. 2002 [1996]. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ / Iphan.
HALL, Stuart. 1996. “Ethnicity: identity and difference”. In: Eley Geofrey & Grigor Ronald (eds.). Becoming national: a reader. New York / Oxford: Oxford University Press. pp. 337-349.
LATOUR, Bruno. 1993. La clef de Berlin et autres leçons d’un amateur de sciences. Paris: Éditions de la Découverte.
LMA FILHO, Manuel; ECKERT, Cornélia & BELTRÃO, Jane. “A Antropologia e o Patrimônio Cultural no Brasil”. In: ___ (orgs.). Antropologia e Patrimônio Cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Blumenau: Letra Nova. pp. 21-43.
NAPOLITANO, Marcos. 2010. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). Versão digital revista pelo autor. [1. ed.: São Paulo: Annablume, 2001].
PEREIRA, Marcus. 1976. Música: está chegando a vez do povo 1. A História do Jogral. São Paulo: Hucitec.
PEREIRA, Marcus. 1980. Lembranças do Amanhã. São Paulo: M. G. Ed. Associados.
SCHWARZ, Roberto. 2008. “Cultura e política, 1964-1969”. In: ___. O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras. pp. 70-111.
SAUTCHUK, João Miguel. 2005. O Brasil em discos: nação, povo e música na produção da gravadora Marcus Pereira. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília.
TINHORÃO, José Ramos. 1997 [1966]. Música popular: um tema em debate. São Paulo: Ed. 34.
TRAVASSOS, Elizabeth. 1997. Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte / Jorge Zahar Editor.
VIANNA, Hermano. 2002. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor / Editora da UFRJ.
VILHENA, Luís Rodolfo. 1997. Projeto e missão: o Movimento Folclórico Brasileiro (1947-1964). Rio de Janeiro: Funarte / Fundação Getúlio Vargas.
Discografia
Música Popular do Nordeste 1. 1973. 403.5001.
Música Popular do Nordeste 2. 1973. 403.5002.
Música Popular do Nordeste 3. 1973. 403.5003.
Música Popular do Nordeste 4. 1973. 403.5004.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 1. 1974. 410.5011.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 2. 1974. 410.5012.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 3. 1974. 410.5013.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 4. 1974. 410.5014.
Música Popular do Sul 1. 1975. MPA 2010.
Música Popular do Sul 2. 1975. MPA 2011.
Música Popular do Sul 3. 1975. MPA 2012.
Música Popular do Sul 4. 1975. MPA 2013.
Música Popular do Norte 1. 1976. MPA 9352.
Música Popular do Norte 2. 1976. MPA 9353.
Música Popular do Norte 3. 1976. MPA 9354.
Música Popular do Norte 4. 1976. MPA 9355.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Anuário Antropológico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en