A fumaça do metal

História e representação do contato entre Os Yanomami

Autores

  • Bruce Albert

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Os antropólogos influenciados pelo estruturalismo deram pouca atenção à análise das representações do contato nas sociedades que estudaram, especialmente no âmbito do americanismo tropical. Quando o fizeram, foi geralmente através das mesmas formas culturais: relatos míticos ou classificações de relações interétnicas; escolha reproduzida de autor para autor aparentemente sem preocupação de justificar sua relevância4. Esta marginalização dos fenômenos de "incorporação histórica" (Guss 1981) ou restrição do horizonte etnográfico de sua abordagem devem-se, parece-me, mais à fidelidade excessiva à letra da obra de Lévi-Strauss do que a limitações imputáveis à análise estrutural3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERT, B. 1985. Temps du Sang. Temps des Cendres. Representation de la Maladie, Systeme Rituel et Espace Politique chei íes Yanomami du Sud-est (Amazonie Brésilienne). Université de Paris X: Dissertação inédito de Doutorado.
______. 1989. Yanomami "Violence": Inclusive Fitness or Ethnographer's Representation. Current Anthropology 30 (5): 637-640.
BIOCCA, E. 1968. Yanoama. Ricit d'une Femme Brésilienne Enlevée par les Indiens. Paris: Plon.
BIDOU, P. 1986. Le Mythe: une Machine à Trailer mistoire. L'Homme, 26 (4): 65-69. CARDOSO DE OLIVEIRA, R. 1976. Identidade, Etnia e Estrutura Social. São Paulo: Pioneira.
_____ .1980. Identidade e Estrutura Social. Anuário Antropológico/78: 243-263.
CARNEIRO DA CUNHA, M. 1973. Logique du Mythe et de l'Action. Le Mouvement Messianique Canela de 1963. L'Homme, 13 (4): 5-37.
______.1979. Etnicidade: da Cultura Residual mas Irredutível. Revista de Cultura e Política, 1 (1): 35-39. CEDEC.
CARNEIRO DA CUNHA, M. e E B. VIVEIROS DE CASTRO. 1985. Vingança e Temporalidade: os Tupinambá. Journal de la Société des Américanistes 71: 191-208.
CBDL ”” COMISSÃO BRASILEIRA DE DEMARCAÇÃO DE LIMITES. 1940. Trabalhos da CBDL-Ia Divisão nas Fronteiras de 1930 à Venezuela e Guiana Británica e Neerlandesa, de ¡930 à ¡940. Belém: Publicações da CBDL-1' Divisão.
______. 1944. Na Fronteira Norte do Brasil. O Vale do Rio Negro. Belém: Publicações da CDBL-la Divisão.
CCPY ”” COMISSÃO PELA CRIAÇÃO DO PARQUE YANOMAMI. 1982. Relatório Yanomami 1982. Situação de Contato e Saúde. São Paulo: CCPY.
CEDI/PETI. 1990. Terras Indígenas no Brasil. São Paulo: CEDI.
CHAGNON, N.A. 1974. Studying the Yanomamô. New York: Holt, Rinehart and Winston.
______. 1983. Yanomamô. The Fierce People. New York: Holt, Rinehart and Winston (3* edição).
CHAGNON, N.A. e T. MELANCON. 1984. "Reproduction, Numbers of Kin and Epidemics in Tribal Populations: a Case Study". In Population and Biology (N. Keyfiz, org.). Liege: Ondina Editions, pp. 147-167.
CHARBONIER, G. 1969. Entretiens avec Claude Lévi-Strauss. Paris: Union générale d'Edition (la ediçio, 1961).
COLCHESTER, M. 1981. Myths and Legends of the Sanuma. Antropológica 56: 25-127.
_____ . 1982. The Economy, Ecology and Ethnobiology of the Sanema Indians of Southern Venezuela. Oxford University: Dissertação inédita de Doutorado.
COLCHESTER, M. (org). 1985. The Healt and Survival o f the Venezuelan Yanoama. Copenhague:: IWG1A (ARC/SI/IWGIA Document 53).
COUDREAU, H.A. 1887. La France Equinoxiale (tome 2). Voyage à travers lei Guyanes el I'Amazonie. Paris: Challamel Aíné.
CREVAUX, J. 1883. Voyages dans VAmérique du Sud. Paris: Hachette.
DA MATTA, R. 1970. "Mito e Anti-Mito entre os Timbira". In Milo e Linguagem Social. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 77-105.
DINIZ, E.S. 1969. Aspectos das Relações Sociais entre os Yanomamo do Rio Catrimani. Boletim do Museu Paraense Goeldi 39: 1-18.
DRUMMOND, L. 1977. Structure and Process in the Interpretation of South American Myth: The Arawak Dog Spirit People. American Anthropologist 79 (4): 842-868.
FARAGE, N. 1985. De Guerreiros, Escravos e Súditos: O Tráfico de Escravos Caribe-Holandês nos Século XVIII. Anuário Antropológico/84: 174-187.
FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI). 1984. Terra Indígena Yanomami. Documentos 1984. Brasilia: FUNAI.
GABORIAU, M. 1963. Anthropologic Structurale et Histoire. Esprit 322: 579-594.
GALLOIS, D.T. 1985. índios e Brancos na Mitologia Waiipi: Da Separação dos Povos i Recuperação das Ferramentas. Revista do Museu Paulista, Nova Série, 30: 43-60.
GAUCHET, M. 1975. Politique et Société: la Leçon des Sauvages (II). Textures: 67-105.
GOOD, K. R. 1981. Estableciendo los Primeros Contactos con Nuevos Grupos Shamathari, Yanomami del Sur. Boletín Indigenista Venezolano 20 (17): 45-52.
GREGOR, T. 1984. O Brtutco dos meus Sonhos. Anuário Antnpológico/82: 53-68.
GUSS, D.M. 1981. Historical Incorporation among the Makiritare: From Legend to Myth. Journal of Latin American Lore 7 (1): 23-35.
_____ . 1986. Keeping it Oral: a Yekuana Ethnology. American Ethnologist 13 (3): 413-429.
HAMES, R. B. 1983. "The Settlement Pattern of a Yanomamo Population Bloc: a Behavioral Ecological Interpretation". In Adaptive Responses o f Native Amazonians (R.B. Hames e W. T. Vickers, orgs.). New York: Academic Press, pp. 393-427.
HILL, J. D. 1983. Wakuenai Society: A Processual-Structural Analysis of Indigenous Cultural Life in the Upper Rio Negro Region o f Venezuela. Indiana University: Dissertação inédita de PhD.
______. 1986. Cosmology and Situation of Contact in the Upper Rio Negro Basin. Comunicação apresentada ao Simpósio: "Cosmology, Values and Situation of Contact", AAA Meetings-Philadelphia.
_____ . 1988. "Introduction. Myth and History". In Rethinking History and Myth (J.D. Hill, org.). Urbana: Illinois University Press, pp. 1-17.
HILL, J.D. (org). 1988. Rethinking History and Myth. Indigenous South American Perspectives on the Past. Urbana: University of Illinois Press.
HOLDRIDGE, D. 1933. Exploration between the Rio Branco and the Serra Parima. The Geographical Review 23: 372-384.
JACOPIN, P. -Y. 1977. La Parole et la Différence ou de l'Entrée des Blancs dans la Mythologie des Indiens Yukuna. Bulletin de la Sociiti Suisse des Amiricanistes 41: 5-19.
JOVITA, M. de L. 1948. Roteiro Etnográfico (Catálogo e Síntese). Belém: Publicações da CBDL-1* Divisão.
KRACKE, W. 1986. Death Comes as the White Man. The Conqueror in Kagwahiv Cosmology. Comunicação ao Simpósio: "Cosmology, Values and Situation of Contact", AAA Meetings-Philadelphia.
LEDERMAN, R. 1986. Changing Times in Mendi: Notes towards Writing Highland New Guinea History. Ethnohistory 33 (1): 1-30.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. La Pensée Sauvage. Paris: Plon.
_____ . 1973. Anthropologie Struclurale Deux. Paris: Plon.
_____ . 1983. Histoire et Ethnologie. Annales. E.S.C. 38: 1217-1231. LIZOT, J. 1975. El Hombre de la Pantorilla Preñada y otros Mitos Yanomami. Caracas: Fundación La Salle.
_____ . 1976. Le Cercle des Feux. Paris: Editions du Seuil.
_____ . 1984a. Histoire, Organisation et Évolution du Peuplemenl Yanõmami. L'Homme 24 (2): 5-40.
_____ . 1984b. Les Yanomami Centraux. Paris: Editions de l'EHESS (Cahiers de L'Homme, n. s„ 22).
_____ . 1988. Los Yanõmami. In Los Aborígenes de Venezuela. Etnologia Contemporánea (J. Lizot, org.). Caracas: Fundación La Salle, Monte Avila Editores.
LOPES da SILVA, A. 1984. A Expressão Mítica da Vivência Histórica: Tempo e Espaço na Construção da Identidade. Anuário Antropológico/82. 200-214.
MELATTI, J. C. 1974. Reflexões sobre Algumas Narrativas Krahó. Série Antropologia 8. Brasília: Fundação Universidade de Brasília.
_____ . 1985. A Origem dos Brancos no Mito de Shoma Wetsa. Anuário Antropológico/84: 109-173.
MIGLIAZZA, E. C. 1972. Yanomaina Grammar and Intelligibility. Indiana University: Dissertação inédita de PhD.
NEEL, J. V. et. al. 1970. Notes on the Effect of Measles and Measles Vaccine in a Virgin-Soil Population of South American Indians. American Journal of Epidemiology 91: 418-429.
NIMUENDAJÚ, C. 1981. Mapa Etno-Histórico de Curt Nimuendajú. Rio de Janeiro: IBGE.
PERRIN, M. 1986. The Myth in the Face of Change: an Anthropologist View. Social Research 52 (2): 309-321.
PETERS, J. H. 1973. The Effect o f Western Material Goods on the Social Structure of the Family among the Shirishana. University of Michigan: Dissertaçio inédita de PhD.
PIAGET, J. 1983. Le Structuralism*. 8* edição. Paris: Presses Universitaires de France.
RAMOS, A. R. 1979. Rumor the Ideology of an Inter-Tribal Situation. Antropológica 51: 3-25.
______. 1985. Categoriis Étnicas do Pensamento Sanumá: Contrastes Intra e Interétnicos. Anuário Antropológico/84\ 95-108.
_____ . 1988. "Indian Voices: Contact Experienced and Expressed". In Rethinking History and Myth (J.D. Hill, org.). Urbana: University of Illinois Press, pp. 214-234.
RAMOS, A.R. el al. 1985. Yanomami em Tempo de Ouro. Relatório de Pesquisa. Sirie Antropologia 51. Brasilia: Fundação Universidade de Brasilia.
RAPPAPORT, J. 1980. Mesianismo y las Transformaciones de Símbolos Mesiánicos en Tierradentro. Revista Colombiana de Antropologia 23: 367-413.
______. 1985. History, Myth, and the Dynamics of Territorial Maintenance in Tierradentro, Colombia. American Ethnologist 12 (1): 27-45.
RIBEIRO, D. 1982. Os índios e a Civilização. 4a edição. Petrópolis: Vozes.
RIVIÈRE, P. Individual and Society in Guiana. A Comparative Study o f Amerindian Social Organization. Cambridge: Cambridge University Presse.
ROSALDO, R. 1980. Ilongot Head-Hunting 1883-1974: a Study in Society and History. Stanford: Stanford University Press.
SAFFIRIO, G. 1980. Some Social and Economic Changes among the Yanomama of Northern Brazil (Roraima): a CÓMparison of "Forest" and "Highway” Villages. University of Pittsburgh: Tese inédita de Mestrado.
SAHLINS, M. 1980. Au Coeur des Sociités. Raison Utilitaire et Raison Culturelle. Paris: Gallimard.
______. 1981. Historical Metaphors and Mythical Realities. Structure in the Early History of the Sandwich Islands Kingdom. Ann Arbor. The University of Michigan Press.
_____ . 1985. Islands o f History. Chicago: The University of Chicago Press.
SEEGER, A. 1981. Nature and Society in Central Brazil The Suya Indians of Mato Grosso. Cambridge: Harvard University Press.
SEEGER, A. e B. VIVEIROS DE CASTRO. 1979. Terras e Temtórios Indigenas no Brasil. Encontros com a Civlizaçâo Brasileira 12: 101-109.
SHOUMATOFF, A. 1978. The River Amazon. San Francisco: Sierra Club Books.
SMITH, P. 1980. Positions du Mythe. Le Temps de la Riflexion: 61-81.
SMOLE, WJ. 1976. The Yanoama Indians: A Cultural Geography. Austin: University of Texas Press.
SPERBER, D. 1973. Le Siructuralisme en Anthropologie. Paris: Editions du Seuil (Points 46).
______. 1974. Le Symbolisme en Général. Paris: Hermann.
______. 1982. Le Savoir des Anthropologues. Paris: Hermann.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Como Citar

Albert, Bruce. 2018. “A fumaça Do Metal: História E representação Do Contato Entre Os Yanomami”. Anuário Antropológico 14 (1):151-89. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6434.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.