CRUZ, Ricardo Figueiró. Eu sou do Morro!. Guaíba: Palavreado, 2021. 216 p.
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.9732Palabras clave:
Resenha, Ricardo Figueiró Cruz, Sociedade Recreativa e Esportiva Império SerranoResumen
Evocando a letra do samba enredo de 2018, da Sociedade Recreativa e Esportiva Império Serrano, Ricardo Figueiró Cruz convida-nos a uma imersão no ciclo carnavalesco desta instituição, localizada na cidade de Guaíba/RS, propondo um estudo etnográfico sobre territorialidade negra. O autor é mestre em Processos e Manifestações Culturais, pela FEEVALE/RS, especialista nas áreas de conhecimentos da Educação, História e Antropologia. Graduado em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Licenciatura em Pedagogia, Bacharel em Administração e Tecnólogo em Processos Gerenciais, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Descargas
Citas
Bandeira, Maria de Lourdes. 1991. Terras Negras: invisibilidade expropriadora. Textos e Debates. Florianópolis: Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas.
Cruz, Ricardo Figueiró. 2021. Eu sou do Morro!. Guaíba: Palavreado.
Guterres, Liliane Stanisçuaski. 1995. “Sou Imperador até morrer”: um estudo sobre identidade, tempo e sociabilidade em uma Escola de Samba de Porto Alegre. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Leite, Ilka Boaventura. 1991. Territórios de negros em áreas rural e urbana: algumas questões. Textos e debates. Florianópolis: Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas.
Leopoldi, José Sávio. 2010. Escola de Samba, ritual e sociedade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Anuário Antropológico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en