As lentes do pensamento

leituras e apropriações na constituição do campo da antropologia

Autores

  • Allan de Oliveira

Palavras-chave:

Lévi-Strauss, Evans-Pritchard, História da Antropologia

Resumo

Este artigo explora algumas premissas teóricas subjacentes ao estabelecimento, por parte de dois autores clássicos da antropologia, de diferentes “pais fundadores” da disciplina. Se Evans-Pritchard atribui a paternidade da disciplina à Montesquieu, Lévi-Strauss o faz atribuindo a Rousseau. O artigo procura, assim, analisar como estas diferentes paternidades, ou como o fato de Evans-Pritchard e Lévi-Strauss se apropriarem de diferentes autores iluministas, revelam diferenças entre dois projetos teóricos centrais na história da disciplina: a Antropologia Social Britânica e o Estruturalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1985. “Tempo e tradição: interpretando a antropologia”. Anuário Antropológico 84. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 191 -203.
____________ . 1996 [2000]. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir e escrever”. In:
__________ (org.). O trabalho do antropólogo. São Paulo: Editora da UNESP/ Brasília: Paralelo 15. p. 17-36.
CHARTIER, Roger. 1996. “Do livro à leitura” . I n :____________ (org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, p.77-107.
DOSSE, François. 1992 [1994], História do Estruturalismo. São Paulo: Editora Ensaio.
EVANS-PRITCHARD, Edward Ewan. 1940 [1993], Os Nuer: uma descrição do modo de subsistência e das instituições políticas de um povo nilota. São Paulo: Perspectiva.
____________ . 1973 [1981]. “Montesquieu”. In:____________ . História do Pensamento Antropológico. Lisboa: Edições 70. p.41-50.
FELD, Steven. 1982. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics and songs in Kaluli expression. Philadelphia: University of Pensylvania Press.
GEERTZ, Clifford. 1967 [1973]. “The Cerebral Savage: on the work o f Claude Lévi-Strauss”. In:____________ . The Interpretation o f Cultures. New York: Basic Books, p.345-359.
GELL, Alfred. 1998. Art and agency: an anthropological theory. Oxford: Clarendon.
GINZBURG, Carlo. 1996. “Estranhamento: pré-história de um procedimento literário” . In:
__________________ . Olhos de Madeira: nove ensaios sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, p. 15-41.
INGOLD, Tim. 1994. “Humanity and animality” . In:_____________(org.). Companion encyclopedia o f anthropology: humanity, culture and social life. Londres: Routledge. p. 14-32.
KUPER, Adam. 1973 [ 1978]. Antropólogos e antropologia. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
KUPER, Hilda. 1984. “Function, history and biography: reflections of fifty years in the
Bristish Anthropological Tradition”. In: George Stocking Jr. (org,). Functionalism historicized: essays on British Social Anthropology. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, p. 192-214.
LATOUR, Bruno. 1991 [1994], Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 1949a [1995]. “Introdução: História e Etnologia” . In:____________ . Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 13-43.
____________ . 1949b [2004]. Estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes.
____________ . 1950 [2003]. “Introdução à obra de Mareei Mauss” . In: Mareei Mauss. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify. 212
____________ . 1952 [ 1996]. “A noção de estrutura em etnologia”. In: Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p.313-360.
____________ . 1960a [1993], “O que a etnologia deve a Durkheim” . In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p.52-56.
____________ . 1960b [1976]. “Aula Inaugural proferida no Colège de France em 05/01/ 1960” . In: Elogio de la antropologia. Buenos Aires: Caldén. p. 11-41.
____________ . 1962 [1993]. “Jean Jacques Rousseau: fundador das ciências do homem”. In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p.41-51.
MANGUEL, Alberto. 1996 [1997]. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras.
MALINOWSKI, Bronislaw. 1954 [1984], Magia, ciência e religião. Lisboa: Edições 70.
RAMINELLI, Ronald. 1995. Imagens da colonização: as imagens do índio de Caminha a Vieira. São Paulo: Edusp.
SIGAUD, Ligia. 1999a. “Introdução à obra de Edmund Leach”. In: Edmund Leach. Sistemas Políticos da Alta Birmânia. São Paulo: EDUSP.
_____________. 1999b. “As vicissitudes do Ensaio sobre o dom” . Mana. Estudos de Antropologia Social, 5(2), Rio de Janeiro, p.89-123.
TAMBIAH, Stanley Jeyaraja. 1990. Magic, science, religion and the scope o f rationality. Cambridge: Cambridge University Press.
TODOROV, Tzvetan. 1988. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1996 [2002]. “O conceito de sociedade em antropologia". In: A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify. p.295-316.
____________ . 2002. “O nativo relativo”. In: Mana. Estudos de Antropologia Social, 8(1), Rio de Janeiro, p. 113-148.

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Oliveira, Allan de. 2018. “As Lentes Do Pensamento: Leituras E apropriações Na constituição Do Campo Da Antropologia”. Anuário Antropológico 32 (1):199-214. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6952.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.