Social science knowledge and military intelligence
global conflict territorial control and the birth of area studies during
Palavras-chave:
AntropologiaResumo
A Segunda Guerra Mundial marca um importante, mas pouco reconhecido divisor de águas na história das ciências sociais nos Estados Unidos. Durante a guerra, oficiais do exército e professores universitários em todo o país envolveram-se numa série de relações sem precedentes que transformaram a maneira de conceber e gerenciar o mundo e que vigeu durante décadas. Essa colaboração resultou na primeira implementação abrangente do esquema para os estudos de área. Foram as exigências militares - o desejo de impor controle e estabilidade em extensos territórios que eram “liberados” pelo Eixo - que levaram os militares a procurar especialistas na academia. Juntos, os planificadores militares e os cientistas sociais, desenvolveram um esquema conceituai inteiramente novo que facilitou a administração direta dos povos que viviam em regiões dispersas e devastadas pela guerra. Ao final do conflito, esse novo esquema de estudos de área havia sido empregado pelas Forças Armadas em seu esforço de disciplinar e administrar as vidas de mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, mais de 10% da população mundial. Depois da guerra, os estudos de área tomaram-se o paradigma dominante nas ciências sociais estadunidenses.
Downloads
Métricas
Referências
--------------n.d.b. “A History of the Army Specialized Training Program (from its inception to 31 December 1944)” (1 volume).
--------------n.d.c. “History of Training, Army Specialized Training Program (1 January 1945 to 30 June 1945)” (1 volume)
--------------1949. “The Training History of the Military Intelligence Service Language Schools” (17 volumes).
United States Army Service Forces. Office o f the Provost Marshal General, Military Government Division, n.d.a. Division Memorandum Training Circular No. 2, April 10. 1943 [for the text of the Foreign Area and Language Program curriculum].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Anuário Antropológico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO
ISSN 0102-4302
ISSN ONLINE 2357-738X
Declaro que o mesmo foi apresentado somente ao Anuário Antropológico, periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, e a nenhum outro tipo de publicação (em papel ou eletrônica, no Brasil ou no estrangeiro, em português ou em qualquer outra língua). Além do mais, esse texto não está sendo considerado para publicação em nenhum outro periódico.
Também declaro que autorizo a transferência dos direitos de edição, publicação, distribuição e reprodução ao referido periódico (inclusive dos elementos que possam conter, como fotografias, desenhos, tabelas, ficheiros de dados, etc.). A autorização abrange a edição, publicação, distribuição e reprodução do texto em suporte eletrônico, incluindo a divulgação através de plataformas indexadoras.
Por fim, declaro que reconheço expressamente ter conhecimento das “normas para apresentação e publicação de artigos” do periódico. Inclusive, tenho conhecimento de que todo o conteúdo do Anuário Antropológico está licenciado pelo Creative Commons, tipo CC-BY.